Primeira reunião do Acordo Coletivo da Cedae não tem avanço

Voltar

31 de maio de 2016

ACT Cedae

Os cinco sindicatos representantes dos trabalhadores em tratamento e distribuição de água e esgoto se reuniram com o coordenador de Recursos Humanos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae), Marcus Vinícius, e o diretor de RH Marcus Roger, no último dia 27 de maio. Após 37 dias em posse da pauta de reivindicações, a empresa não trouxe qualquer contraproposta e marcou para quarta-feira (1º de junho) uma nova reunião para, enfim, negociar o acordo e trazer alguma posição oficial com relação à Participação nos Resultados (PR).

Representaram o Sindicato dos Trabalhadores de Niterói (Stipdaenit) na reunião Sérgio Araújo (presidente), Francisco Carlos (diretor de Comunicação), Mário Jorge (diretor de Esportes), Afonso Souza (diretor de Base) e Ary Girota (delegado sindical).

Os sindicatos não esconderam a frustração com a falta de proposta da empresa, que além de emperrar as negociações do acordo, não tem avançado em outras demandas da categoria, como PR, PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e concurso público. Para dar uma dimensão da demora da empresa, os representantes dos trabalhadores lembraram que, no acordo inicial com o presidente Jorge Briard, a expectativa era fechar o ACT até 1º de maio. Sobraram críticas à condução do PCCS-R, cujas regras e procedimentos não foram discutidos com os sindicatos e a Cedae não esclareceu devidamente os trabalhadores sobre o processo.

Francisco Carlos, diretor de imprensa do Stipdaenit, destacou que, geralmente, quando o Sindicato apresenta a proposta a uma empresa, é de praxe que os patrões tragam, na primeira reunião, o que foi discutido internamente sobre a proposta.

Sérgio Araújo, presidente do Stipdaenit, pediu pressa no acordo para que possa ser discutida a situação política da empresa frente às ameaças de privatização. “A gente iria para a Assembleia Legislativa com um plano estratégico para a Cedae pública, com investimentos e  concurso para 3 mil pessoas. Não podemos sair daqui sem uma certeza do contingente. Precisamos conversar com o (Jorge) Briard para fazermos essa defesa da Cedae pública, já que a empresa se apresenta em situação oposta à crise financeira do estado, pois fará um investimento de R$ 2 bilhões para o novo Guandu e contratará mão de obra”, afirmou Sérgio Araújo.

Ary Girota, delegado sindical do Stipdaenit, também enfatizou que a intenção é a privatização da companhia. “O governo do estado está aguardando o PLC 10/2015, da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para entregar os serviços. Esse PLC vai dar poder ao Executivo de definir as políticas de saneamento e infraestrutura. Ou seja, a Alerj não vai falar nada, o Briard, nada, e vai ser entregue”, prevê Girota, que completou, informando que o projeto de lei cria o Conselho Deliberativo da Região Metropolitana, que terá maior autonomia para decidir pela gestão de serviços como o saneamento e, assim, poderá acelerar as concessões.

Em relação à PLR, Marcus Roger se comprometeu a levar o assunto a uma Reunião de Diretoria da Cedae e disse que tentará trazer uma proposta para os trabalhadores na próxima rodada de negociação. Os sindicatos pediram para que fosse feito um pagamento de forma a não incidir no Imposto de Renda e Roger disse que será utilizada uma tabela favorável ao trabalhador para que isso seja possível.

Sobre o concurso público, o diretor de RH da Cedae disse que deve ser lançado em breve. “No cronograma que eu estou trabalhando, em cima do que foi discutido nas reuniões de diretoria, vai ser lançado até julho. Existem alguns cargos que não estão em nosso plano e que precisaremos trabalhar, inclusive automação. Tem também o trabalho da promoção que a gente espera concluir até meados de junho e aí teríamos um quadro mais completo das vacâncias da companhia para abrir as vagas”, informou Roger.

Ele também sugeriu um cronograma de dias pré-marcados para discussões do acordo coletivo, o que foi aceito por todos os sindicatos. Serão realizadas reuniões duas vezes na semana, a começar pelo encontro de amanhã (1º de junho), às 10h, na UniverCEDAE.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Com Assessoria de Imprensa Stipdaenit

                                                                               Foto: Divulgação Stipdaenit

 

Marcelo Peres

Secretaria de Imprensa e Comunicação Força RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar