Guias de Turismo discutem formas de aprimorar o trabalho do seu Sindicato
10 de setembro de 2016
O Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur-RJ) promoveu encontro com a categoria na tarde do último dia 2 de setembro, no auditório da Força RJ, no Centro do Rio, para aproximar os guias de turismo do seu Sindicato. Diretores responderam a dúvidas dos trabalhadores sobre contribuição e imposto sindical, ouviram denúncias sobre exercício ilegal da profissão e sugestões para melhorar o atendimento do Sindegtur-RJ.
O diretor de Turismo de Aventura e Ecoturismo, Raphael Raine, ao lado da também diretora de Turismo da Natureza, Simone Hipólito, falou sobre a necessidade de especialização dos guias para acompanhar turistas em atrativos naturais. “É preciso adequar o guiamento a normas técnicas para proteger a si e ao cliente. E é importante fazer o turista preencher um Termo de Responsabilidade para maior segurança”, alertou Raphael Raine.
Os profissionais criticaram a classificação de trilhas, que, segundo eles, tem 64 anos de atraso e ainda não se modernizou.
Já Luiz Augusto Nascimento, do Conselho Fiscal, lembrou o caráter apartidário do Sindicato e salientou que a mensalidade permanece com o valor congelado há três anos para facilitar a participação dos guias de turismo do Rio de Janeiro. “Todos os diretores são voluntários. Trabalham normalmente e cedem seu tempo de folga ou lazer para o Sindicato, já que a atividade sindical não é remunerada. Precisamos nos profissionalizar e, para isso, precisamos da participação de todos”, ressaltou Luiz Augusto.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Fotos: Rose Maria
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ