Trabalho de conscientização garante mais direitos a frentistas do RJ
29 de setembro de 2016
Verificar o cumprimento das leis trabalhistas, o ambiente laboral nos postos de combustíveis e a segurança e saúde dos trabalhadores fazem parte das ações da diretoria do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), que visita diariamente os estabelecimentos nos municípios da Baixada Fluminense, do Sul do Estado e do Rio de Janeiro. O trabalho de base é realizado de segunda a sexta-feira, nos turnos do dia e da noite.
Além de fiscalizar, o trabalho de base tem por objetivo orientar e conscientizar os funcionários de postos de combustíveis e lojas de conveniência sobre a importância da participação direta da categoria nos projetos desenvolvidos pelo Sindicato. Segundo o presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, o Sindicato é o trabalhador e sem essa ferramenta importante, que é a mão de obra, não se avança em propostas na Convenção Coletiva. “Uma andorinha só não faz verão. Então é preciso que o empregado lute junto com o Sindicato por melhores salários e condições de trabalho. A visita aos postos é uma das medidas adotadas pelo Sinpospetro-RJ para fazer essa aproximação”, afirmou Eusébio, também vice-presidente da Força RJ.
Atualmente, o Sindicato conta com oito equipes de trabalho, sendo uma específica para a realização da visita noturna. Para facilitar a entrada e o trabalho nos postos, os diretores usam crachá de identificação. Os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência aproveitam a visita da diretoria para repassar informações sobre as condições do local de refeição, do banheiro e do vestuário. Os funcionários também tiram dúvidas com relação a pagamentos descritos no contracheque.
Todas as denúncias são encaminhadas para o Departamento Jurídico do Sindicato, que determina um prazo para que a empresa resolva a irregularidade. Caso o problema persista, as denúncias são encaminhadas ao Ministério do Trabalho.
Eusébio Pinto Neto diz que com persistência e determinação, a diretoria está mudando a dura realidade do trabalhador de posto. Ele ressalta que o Sindicato conquistou vitórias significativas nos últimos meses com relação ao cumprimento das leis. O presidente do Sinpospetro-RJ cita como exemplo o cumprimento do item 17.3.5 da NR 17, que exige a instalação de assentos em locais onde os trabalhadores realizam as atividades em pé. No município do Rio, vários postos já instalaram bancos para descanso entre um abastecimento e outro.
Além do contato direto com os diretores nos postos, os trabalhadores podem obter mais informações na sede da entidade, na Rua Uberaba, nº 36, no Grajaú, Zona Norte do Rio. O telefone para contato é (21) 2233-9926.
No Sul do Estado, os trabalhadores podem entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (24) 3348-4955 ou ir até a subsede, que fica na Rua 15, nº 5, bairro Conforto, em Volta Redonda. Já na Baixada Fluminense, o frentista ou empregado em postos de combustíveis pode entrar em contato com a subsede de Nova Iguaçu pelo telefone ( 21) 2667-5126 ou se dirigir até a Avenida Mário Guimarães, nº 428 (Edifício Le Monde), sala 902, Centro .
Fonte: Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ
Foto: Divulgação Sinpospetro-RJ
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ