Força RJ cria abaixo assinado contra privatização da Cedae

Voltar

7 de fevereiro de 2017

Petição Cedae Avaaz

A Força Sindical RJ acaba de criar um abaixo assinado on line contra a privatização da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). O abaixo assinado é endereçado à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Na justificativa, a Força Sindical argumenta que a água é o bem mais valioso da humanidade. Sem ela, não existe vida. “A maioria dos municípios brasileiros tem como operadora as companhias estaduais de saneamento, que hoje atendem cerca de 80% da população brasileira. As condições para que o setor público aumente sua intervenção no setor de saneamento foram ampliadas de forma significativa nos últimos anos, permitindo que os operadores, principalmente os municipais, se tornem protagonistas das ações de saneamento. Essas condições foram dadas pela nova legislação nacional; pelo aporte de recursos disponibilizados através do Plano de Aceleração de Crescimento – PAC, financiamento pelo BNDES e CEF. Além disso, o Governo Federal criou uma série de programas e ações que tem por objetivo ajudar na modernização da gestão e qualificação técnica dos profissionais do setor”, diz a petição.

O abaixo-assinado alerta ainda que através da PPP (Parceria Público Privada) no saneamento, o empresário só investe em regiões de alta renda. “O setor privado não apresenta propostas de soluções para universalizar o saneamento nas regiões pobres do país. Essa tarefa deixa com o poder público”, ressalta.

“Não podemos deixar que a água que é o bem mais valioso da humanidade caia nas mãos
da ganância de empresários nacionais e de grupos estrangeiros. O resultado seria um retrocesso sem igual, com milhões da população carioca e da Baixada Fluminense excluídos dos serviços básicos de água e saneamento, levando com isso o setor de saúde à beira do colapso, já que os dois se complementam. Neste contexto também muitos trabalhadores com conhecimento técnico na Cedae seriam demitidos para a contratação de mão de obra barata, inexperiente e com baixos salários. Consequentemente, haverá precarização dos serviços”, conclui a argumentação.

Participe! Assine: https://secure.avaaz.org/po/petition/ALERJ_NAO_A_PRIVATIZACAO_DA_CEDAE/?cBZAHlb

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa    

Foto: Reprodução Avaaz    

 

Marcelo Peres

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar