Ações contra privatização da Cedae em análise na Justiça
10 de fevereiro de 2017
O pedido de liminar proveniente da ação popular que impede a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), ajuizada pelo Departamento Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos de Niterói (Stipdaenit) na Justiça Estadual, será apreciado pela 15ª Vara de Fazenda Pública da Capital, em conjunto com o pedido de liminar da ação popular do vereador Fernando William (PDT), da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Outra ação aberta com a mesma finalidade na Justiça Federal, cujo autor é o presidente do Stipdaenit, Sérgio Araújo, já se encontra em análise do juiz da 1ª Vara Federal de Niterói e aguardando decisão do pedido de liminar também requerido pelo Jurídico do Sindicato.
“A luta se dá tanto na frente política como na jurídica. Ontem (9), percorremos os gabinetes de diversos deputados estaduais, pedindo que votem contra a federalização da Cedae”, afirmou Sérgio Araújo.
O Stipdaenit, bem como a Força RJ e diversos representantes de sindicatos de outras categorias filiados à Força Sindical, participaram de passeata pelo Centro do Rio na início da tarde de ontem (9), com concentração em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde os deputados iniciaram, a partir das 19h, a apreciação do projeto de lei 2.345/17, que autoriza o uso das ações da Cedae para viabilizar um empréstimo de R$ 3,5 bilhões da União. Apesar dos bloqueios feitos pela PM em frente à Alerj, grupos de mascarados furaram as barreiras, munidos de bombas caseiras e fogos de artifício e, mais uma vez, houve confronto entre o Batalhão de Choque e manifestantes.
O projeto de lei recebeu 210 emendas parlamentares até as 22h desta quinta-feira (9). As emendas serão debatidas em reunião dos líderes partidários na próxima segunda-feira (13) e o projeto deve entrar em votação no dia seguinte, terça-feira, às 10h.
“Não vamos descansar até garantirmos que a Cedae não será privatizada. A mobilização continua”, garantiu Sérgio Araújo.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Fonte: Assessoria de Imprensa Stipdaenit e Comunicação Social da Alerj
Fotos: Divulgação Stipdaenit e Força RJ
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ