Metalúrgicos promovem ato público contra reformas na Câmara de Vereadores de Volta Redonda

Voltar

17 de fevereiro de 2017

Ato VR 1

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense promoveu na noite desta quarta-feira (14) ato público no plenário da Câmara dos Vereadores de Volta Redonda para debater e combater a reforma da Previdência, defendida pelo governo Temer. A sessão, presidida pelo vereador Carlinhos Santana (SD), reuniu, além de vereadores e diretores do Sindicato, trabalhadores, aposentados e sociedade em geral.

“Precisamos ter informações para entender o porquê da necessidade de lutarmos contra essa reforma, que nada mais é que a retirada de nossos diretos, um verdadeiro retrocesso na luta da classe trabalhadora”, argumentou o presidente do Sindicato, Silvio Campos.

O ato contou com a presença do advogado da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, João Nery Campanário, que informou sobre a ação de inconstitucionalidade que a CNTM apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a reforma da Previdência. “Entramos com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 287/2016, porque ela viola cláusulas pétreas da Constituição Federal”, explicou Campanário.

Ato VR 2

Silvio Campos parabenizou publicamente a CNTM pela iniciativa e condenou, por sua vez, as reformas da Previdência e Trabalhista, consideradas pelo governo federal prioritárias para tirar o país da crise. “São ameaças de perda de direitos, duramente conquistados pela classe trabalhadora, que estão em tramitação no Congresso Nacional e não saídas para a crise. Só o investimento na produção e na indústria nacional fará o Brasil sair do atoleiro. Sem falar que instituições especializadas contestam o déficit da Previdência”, enfatizou Silvio Campos.

Reunião com o prefeito

Na quinta-feira passada (9 de fevereiro),  o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PV), visitou a sede do Sindicato, mas a pauta era outra: ele foi ouvir dos representantes dos trabalhadores as reivindicações para melhorar a qualidade de vida no município. Participaram do encontro os vereadores Sidney Dinho (PEN), presidente da Câmara Municipal, Carlinhos Santana e Edson Quinto (PR).

O novo prefeito de Volta Redonda participou atentamente das discussões sobre transporte público e valor da passagem, medidas para estimular a vinda de novas empresas e geração de emprego.

Uma preocupação constante da direção do Sindicato, levantada durante a reunião, que surpreendeu, inclusive, os representantes do Legislativo presentes, é a manutenção dos postos de trabalho. O presidente Silvio Campos esclareceu que esse é um dos pontos mais importantes em todo processo de negociação entre Sindicato e empresas, atualmente.

Silvio Campos informou ao prefeito que vem sugerindo à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que se torne fornecedora de aço das cinco montadoras que existem na Região Sul Fluminense e Samuca Silva se colocou à disposição para participar, caso possa contribuir nas negociações.

O novo prefeito disse que a cidade receberá, até abril, uma empresa do setor de call center (serviços de telefonia), que vai gerar cerca de 500 novos postos de trabalho. Além disso, Samuca Silva anunciou que estão em processo de negociação a vinda de outras empresas, como um centro tecnológico, que vem sendo negociado com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) de Campinas (SP) e um Parque Tecnológico Verde.  

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

                                  Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

Fotos: Divulgação Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

 

Marcelo Peres

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar