Força RJ segue para o 8º Congresso Nacional da Central neste domingo (11)
9 de junho de 2017
A delegação da Força Sindical do Rio de Janeiro parte neste domingo (11) para São Paulo, onde participa do 8º Congresso Nacional da Força Sindical, que se realizará de 12 a 14 de junho, em Praia Grande. Os 76 delegados, além de 18 delegados natos e dezenas de observadores, seguirão em cinco ônibus do Centro do Rio para a Colônia da Federação dos Químicos, sede do congresso. “Nossa Central cresceu muito no Rio de Janeiro. Será a segunda maior delegação presente no 8º Congresso”, afirmou o presidente da Força RJ, Carlos Fidalgo.
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, lembra que a convenção acontece num momento em que os trabalhadores e seus direitos estão sob intenso ataque. “Precisamos elaborar estratégias para combater esta situação contrária aos interesses dos trabalhadores”, disse Paulinho.
Ao todo, são esperados cerca de 3 mil sindicalistas de todo o país, que vão discutir temas que constam do Projeto de Resolução, “um documento-guia dos debates do Congresso, nas plenárias e nos grupos de discussão”, completou o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, Juruna.
A proposta contém análises das situações internacional e nacional desde a primeira metade do ano 2000, o debate sobre o desenvolvimento do Brasil, a industrialização e, neste contexto, a luta sindical.
O Projeto de Resolução mostra, também, um balanço sindical e trabalhista e futuras ações da Central até 2021. Entre os temas, as reformas trabalhista e previdenciária, a ofensiva contra o movimento sindical, as práticas antissindicais e a questão do financiamento sindical, além de definições acerca da estrutura política-organizativa da Força Sindical.
“No Congresso será eleita a nova direção da Central. E, como no Rio de Janeiro, acreditamos que a unidade fortalecerá ainda mais a Força Sindical diante de tantos desafios. Queremos uma Central unida e que lute pelos interesses e pelo fortalecimento de suas bases”, ressaltou Carlos Fidalgo.
No dia 13, dentro do 8º Congresso, acontecerá o Encontro Nacional de Comunicação, de 9h às 12h, com jornalistas das entidades filiadas à Central, onde será lançado o aplicativo da Força Sindical.
Acesse o Projeto de Resolução do 8º Congresso Nacional da Força Sindical.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Com Assessoria de Imprensa da Força Sindical
Foto: Divulgação Força RJ
Alexsandro Diniz
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ