Aeroviários e Aeronautas em campanha salarial conjunta lutam por avanços

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6 de novembro de 2017

Campanha aeroviários 2017

Com a hastag #JuntosFazemosaDiferença, os sindicatos filiados a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC-CUT) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA), da Força Sindical, lançaram em 30 de outubro a Campanha Salarial 2017 dos trabalhadores da aviação civil.

O objetivo do  lançamento foi valorizar os trabalhadores e também mobilizá-los para participar da campanha. Foram promovidos atos e panfletagens nos maiores aeroportos do Brasil, tanto nos check-ins das empresas aéreas, como nas áreas de embarque e desembarque de passageiros.

Neste ano, a campanha é unificada com as duas Federações, que buscam sensibilizar as empresas aéreas sobre a importância de valorizar o trabalho dos aeroviários (atendentes de check-in, limpeza dos aviões, mecânico de manutenção de aeronaves, auxiliar de rampa e bagagem, despachante de vôo, entre outras funções em solo) e dos aeronautas (tripulantes, que são os comissários de voo e comandantes), responsáveis pela segurança das operações e de voo de milhões de passageiros todos os dias.

“Estamos lutando pela manutenção dos direitos conquistados e por avanços nas pautas econômicas e sociais. O país vive um cenário de incertezas trazidas pela Reforma Trabalhista. Diante disso, essa negociação precisa ser justa com os trabalhadores”, explicou o aeronauta Sérgio Dias, presidente da FENTAC.

Dias disse também que no último ano ocorreram diversas demissões no setor, mas em contrapartida houve um aumento da produtividade e a recuperação econômica das empresas aéreas. “Isso é fruto do esforço dos aeroviários e aeronautas e deve ser recompensado pelas empresas nessa campanha salarial”, destacou.

Começam negociações

Até agora, foram realizadas três rodadas de negociações entre as Federações de Trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). Segundo o secretário geral do Sindicato dos Aeroviários do Município do Rio (Simarj), Marcos Paulo Pereira, não houve avanços na última mesa de negociação, ocorrida em 31 de outubro, em São Paulo. Os patrões mantiveram a proposta apresentada na rodada de 24 de outubro, que é a reposição da  inflação,  cujo acumulado de 12 meses da data-base das categorias (1º de dezembro) está em torno de 2,16%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo IBGE. Na última reunião, também propuseram retirar direitos da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) já conquistados em negociações passadas.

Para os dirigentes sindicais, a proposta de aumento salarial é “insuficiente” e justificaram que dados recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam um bom desempenho da aviação, citando o aumento forte da demanda de passageiros por quilômetro voado e da oferta. Outro dado que reforça que as empresas aéreas têm condições de pagar o INPC integral e o ganho real nos salários são as negociações salariais ocorridas no primeiro semestre deste ano. Segundo o Dieese, das 300 negociações salariais realizadas, 60% conquistaram ganhos acima da inflação.

Nos últimos seis anos, os aeroviários e aeronautas só tiveram 1% de ganho real acumulado; enquanto o crescimento da demanda nesse período das empresas foi de  30% e da produtividade em mais de 40%. “Assim, queremos 5% de reajuste e não abrimos mão de direitos já conquistados e garantidos na CCT”, afirmou Marcos Paulo, diretor do Simarj.

A  próxima rodada com o SNEA acontecerá em 10 de novembro, às 14h, em São Paulo. Estão em campanha salarial nas bases da FENTAC/CUT e FNTTA cerca de 70 mil aeroviários e aeronautas, que são funcionários das empresas Latam, Gol, Avianca e Azul. As pautas foram entregues às empresas no dia 22 de setembro.

 

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa

Com Mídia Consulte Comunicação & Marketing

Foto: Divulgação

 

 

  • Alexsandro Diniz
  • Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
  • (21) 9 7188-8140
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