Laudo técnico vai definir se trabalho em tubulação da Cedae exige pagamento de insalubridade

Voltar

13 de março de 2014

Laudo técnico vai definir se trabalho em tubulação da Cedae exige pagamento de insalubridadeApós pressão do Sintraconst-Rio, a Spil Serviços Técnicos de Engenharia Ltda finalmente contratou uma empresa para emitir o LTCAT (Laudo Técnico de Ambiente do Trabalho) referente a obra de tubulação em Deodoro.

Cerca de 50 trabalhadores dão expediente à Spil, contratada pela Cedae para trocar tubulações em ruas do bairro. Com apoio do Sindicato, os empregados reivindicam receber adicional de insalubridade — 20% sobre o salário — pois, além dos tubos de água, há suspeita de que eles se envolvam também com os de esgoto.

“Praticamente colocamos a mão direto no esgoto que passa na rua”, reclama um dos trabalhadores.

A reivindicação é feita desde outubro, quando os empregados entraram em contato com o Sindicato. Em dezembro, a Spil participou de reunião sobre o assunto na sede da entidade.

A empresa alegou que já tinha um LTCAT, feito para uma obra semelhante na Penha, e que esse laudo já valia para outros ambientes de trabalho semelhantes. O Sindicato contestou isso.

Assim, no dia 24 de fevereiro, a Spil levou à obra de Deodoro uma empresa para realizar os testes para o LTCAT. O Sindicato acompanhou os trabalhos, como a aferição para o laudo de poeira, ruído, gases e vibração.

Dentro de 25 dias o laudo técnico será divulgado. A partir dele, será atestada se há necessidade do pagamento de insalubridade aos trabalhadores.

Muitas empresas de engenharia negam a contratação do serviço para o LTCAT por causa do custo, suprimindo direitos do trabalhador. O Sintraconst-Rio lembra que é de obrigação da empresa a elaboração do LTCAT.

“Em locais como esses, onde envolve esgoto, é fundamental o LTCAT, até mesmo para que a empresa e o empregado saibam em que ambiente de trabalho estão envolvidos”, explica o líder da equipe 9 do Departamento de Segurança do Trabalho, Rodrigo Victoriano.

Fonte: Assessoria de Imprensa SINTRACONST-RIO

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar