1° de Maio: Festa comemora conquistas e reivindica avanços aos trabalhadores da Construção Civil
6 de maio de 2014
Foi uma festa para comemorar as vitórias e reafirmar a busca por mais conquistas em prol dos trabalhadores. Em sua comemoração de 1° de maio, o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e Montagem Industrial do Município do Rio de Janeiro (Sintraconst-Rio) reuniu, mais uma vez, cerca de 10 mil pessoas na quadra da Unidos da Tijuca, no Centro da capital do estado.
Comida, bebida, música e sorteio de mais de 100 prêmios fizeram parte da festa. “Estamos aqui para celebrar a nossa data. Comemoramos com muita felicidade este dia, que é nosso, é dos trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato, Carlos Antonio Figueiredo de Souza, em sua saudação aos presentes.
Depois, Carlos Antonio de Souza anunciou o convênio do Sindicato com a Associação dos Usuários de Medicamentos (Ascumed). A parceria garante preços de remédios mais acessíveis aos trabalhadores associados ao Sintraconst-Rio. “Também destaco hoje nossa luta pela redução da jornada de trabalho em todo o Brasil, de 44 horas para 40 horas de trabalho por semana”, completou Carlos Antonio.
Para o presidente do Sintraconst-Rio, é importante a adoção de uma nova política de reajuste para as aposentadorias. Carlos Antonio defendeu, ainda, a redução de juros. “Essa é uma luta não só do Sintraconst-Rio, como também da Força Sindical e de outras centrais sindicais e Sindicatos. Hoje, há uma taxa muito elevada de juros e isso cria impacto muito grande no bolso dos trabalhadores. Precisamos modificar esse modelo urgentemente”, alertou.
O dirigente sindical também destacou os avanços na Convenção Coletiva da Construção Civil do município do Rio em 2014. “Conseguimos um dos maiores reajustes do País”, ressaltou Carlos Antonio de Souza.
Representando a Força Sindical do Rio de Janeiro, o vice-presidente Eusébio Luís Pinto Neto reconheceu a importância do trabalhador da Construção Civil para o desenvolvimento brasileiro. “Tenho muito orgulho de estar festejando o Dia do Trabalho com meus companheiros da Construção Civil, categoria que rege o progresso deste país”, afirmou Eusébio, presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro. E completou: “Temos que lembrar que a luta por nossos direitos a gente faz no dia a dia, em nossos locais de trabalho”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ e
Sintraconst-Rio.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ