Campos sedia I Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador

Voltar

19 de maio de 2014

joaopaulo

João Cunha é presidente do sindicato dos trabalhadores Metalúrgicos de Campos, São João da Barra e Quissamã. Delegado da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro e Secretário da Região Norte Noroeste do Estado do Rio de Janeiro da Central Força Sindical.

O secretário da região norte noroeste da Central Força Sindical, João Paulo da Costa Cunha, participou  da I Conferência Macrorregional de Saúde do Trabalhador realizada na terça-feira 13/05/2014. Ele é especialista em segurança e saúde no trabalho e pode contribuir com propostas de políticas públicas para prevenção de acidentes e doenças no trabalho.  A Conferência aconteceu na Faculdade de Medicina de Campos, das 8h às 17h30, com a participação de vários representantes do poder público, entidades civis organizadas e profissionais de saúde dos municípios das Regiões Norte e Noroeste Fluminense.

 Esta é a oportunidade que os representante dos trabalhadores tem junto com a sociedade civil organizada e o poder público  de pensarem juntos, de forma regional e macro, ações que vão beneficiar diretamente a saúde do trabalhador. É um tema muito oportuno para discutirmos hoje, já que celebramos o Dia da Abolição da Escravatura, resgatando a história dos trabalhadores brasileiros – disse João Cunha.
A Conferência abordou o tema “Saúde do Trabalhador, direito de todos e dever do Estado”. Os municípios envolvidos são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Conceição de Macabu, Campos dos Goytacazes, Cambuci, Carapebus, Cardoso Moreira, Italva-Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Macaé, Natividade, Porciúncula, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Fidélis e Varre Sai.
O evento foi pactuado entre os Conselhos Municipais de Saúde, CERESTs e Secretarias Municipais de Saúde das duas regiões. Jorge Curcio ministrou palestra sobre a Política Nacional de Segurança do Trabalho. “O objetivo deste evento é auxiliar os municípios no desenvolvimento de ações de vigilância, visando à promoção e à proteção do trabalhador, a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sind Met de Campos dos Goytacazes/RJ

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar