Consórcio que presta serviço à Cedae paga café da manhã retroativo aos últimos 12 meses

Voltar

27 de maio de 2014

image_213A denúncia de um trabalhador levou a equipe 10 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sintraconst-Rio até a comunidade Casa Branca, no Grajaú, para verificar as condições dos operários do Consórcio Engetecnica Arkhe.

A visita do Sindicato aconteceu no dia 15 de maio. A empresa descumpria a cláusula 10ª da convenção coletiva, que obriga o empregador a fornecer café da manhã com, pelo menos, leite, café, dois pães, manteiga e frutas.

Os trabalhadores não recebiam qualquer tipo de refeição ao chegar para o expediente. O Consórcio Engetecnica Arkhe também não depositava dinheiro para os operários comprar o café da manhã.

“A empresa foi chamada para uma mesa de entendimento e ficou acordado o pagamento retroativo”, conta Junio Firmino, do Departamento de Segurança do Trabalho.

Assim, os cerca de 50 trabalhadores vão receber R$ 1.600 parcelados em cinco vezes. Além disso, um valor extra será pago no contracheque para que os operários tome café na parte da manhã em estabelecimento comercial.

O Consórcio Arkhe, que presta serviço de manutenção em tubulações para a Cedae, alegou que não encontrou nenhuma empresa que servisse café da manhã na comunidade Casa Branca.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar