Ação de saúde do Sindicato no canteiro de obra reforça importância de exames periódicos

Voltar

4 de junho de 2014

image_216O projeto Ação de Saúde foi nesta quarta-feira (28 de maio) até o canteiro da construtora RJZ Cyrela na Estrada do Camorim, em Jacarepaguá. Mais de 50 empregados dessa obra foram examinados quanto à pressão arterial e glicemia pelo Departamento de Saúde do Trabalhador do Sintraconst-Rio junto à equipe 11 do Departamento de Segurança do Trabalho.

Esse foi o terceiro evento do projeto Ação de Saúde, que vem percorrendo obras da construção civil na cidade do Rio.

“Nossa intenção no canteiro da RJZ Cyrela, que conta com cerca de cem trabalhadores, foi orientar a empresa e os próprios empregados sobre a importância de exames periódicos”, destaca a líder da equipe 11 do Sintraconst-Rio, Andréia Carneiro.

O enfermeiro do trabalho do Sindicato, Wladimir da Silva, lembra que exames simples, como pressão arterial, podem evitar graves acidentes.

“Pressão alta pode causar tontura, e isso no canteiro de obra é muito perigoso”, completa o enfermeiro.

Nesse empreendimento residencial da Estada do Camorim, dois profissionais — um encarregado e um ajudante — estavam com pressão alta. O Sindicato orientou que eles fossem imediatamente a um médico.

“Fizemos contato com o engenheiro da obra. Ele dispensou os dois trabalhadores, para que procurassem ajuda médica, sem o corte do tíquete-assiduidade”, conta Andréia, da equipe 11.

“A Ação de Saúde é de suma importância inclusive para criar essa cultura de exames periódicos nos canteiros”, completa ela.

Além da equipe 11 e do Departamento de Saúde do Trabalhador, participaram do evento as equipes 6, 7, 8, 9 e 10 do Sintraconst-Rio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar