Stiaberj fecha Acordo Coletivo com Michelin
7 de junho de 2014
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha e Afins (Stiaberj) fechou, dia 3 de junho, Acordo Coletivo, beneficiando os trabalhadores das unidades da Michelin em Campo Grande e Itatiaia, com data base em 1º de junho. Em assembleia na porta de fábrica, 780 trabalhadores aprovaram os termos do acordo, que garantiu aumento de 100% do INPC acumulado nos últimos 12 meses. A título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR fixa), os borracheiros receberão R$ 3 mil, mais uma parcela em janeiro de 2015, correspondente a até um salário de cada empregado.
“O reajuste salarial significa 2% de aumento real sobre os ganhos mensais. A premiação por produtividade e a ajuda de custo para o transporte também foram reajustadas em 100% do INPC. Foi uma negociação difícil, mas conseguimos atender às expectativas dos trabalhadores e avançamos bastante”, afirmou André Luiz Rocha, presidente do Stiaberj.
O Sindicato chegou a paralisar as atividades na Michelin em abril, em protesto por retrocessos nas negociações em torno do abono de revezamento ininterrupto. “A empresa se comprometeu a contratar, em julho, mais uma equipe para que a jornada volte a ser de 36 horas semanais”, anunciou André Luiz Rocha. “Mas, estamos atentos. E a categoria continua mobilizada”, arrematou o líder sindical.
Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ