Campanha de segurança e saúde nos postos de combustíveis é lançada no RJ
22 de setembro de 2015
Para alertar os trabalhadores e consumidores sobre os perigos a que estão expostos no posto de combustível, o Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), em parceria com órgãos e entidades públicas, lançou ontem (21) a Semana Estadual de Segurança e Saúde. A campanha, que visa promover a prevenção contra danos à saúde e acidentes, deve atingir cerca de 10 mil trabalhadores em todo o estado, até a próxima sexta-feira (25).
Além do cumprimento das leis estaduais que reduzem os riscos de contaminação no local de trabalho, o presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, aproveitou o evento para cobrar a efetivação dos direitos trabalhistas, que constam na Convenção Coletiva da categoria e na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Eusébio Pinto Neto chamou a atenção dos trabalhadores para o risco de abastecer os veículos, após ser acionada a trava de segurança da bomba de combustível. Ele destacou que estudos comprovam o aumento da exposição ao benzeno (elemento químico contido na gasolina) quando o tanque é cheio “até a boca”. O presidente do Sindicato e vice-presidente da Força RJ também pediu aos trabalhadores que cobrem das empresas o Equipamento de Proteção Individual, que reduz o risco de contaminação por agentes químicos, em caso de acidentes.
Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas para colocar em prática a campanha, já que existem 2 mil postos em todo o estado, sendo que mil só no município do Rio de Janeiro. “Para vencer esses entraves, vamos trabalhar na conscientização da sociedade, para propagar a informação. O cliente também precisa saber que é proibido por lei abastecer além do automático. O frentista merece mais dignidade e respeito, porque faz parte de uma categoria indispensável para mobilidade e o progresso do país. A categoria está na ponta da distribuição do petróleo, combustível essencial para economia brasileira”, disse Eusébio.
Trabalhadores de Niterói participam da campanha
O presidente do Sindicato dos Frentistas de Niterói, Alexsandro Silva, frisou a importância da campanha para a educação do trabalhador e da sociedade. Segundo Alex Silva, é preciso saber que o ato de abastecer o carro requer cuidados não só do trabalhador, mas também do cliente. “É necessário ter consciência do recado que está sendo transmitido para que a campanha tenha legitimidade. Pratiquem o que o Sindicato está divulgando, para o bem e a saúde de todos”, completou.
Desagravo ao self service
O lançamento da Campanha Estadual de Segurança e Saúde também contou com a presença do deputado federal Júlio Lopes (PP), que criticou o projeto do senador Blario Maggi (PR), que prevê a liberação das bombas de autosserviços nos postos de combustíveis de todo o país. Ele se comprometeu a lutar pela manutenção do emprego dos frentistas e pela valorização profissional da categoria. Júlio Lopes disse que vai trabalhar junto com o vice-governador do Rio de Janeiro e também presidente do partido no estado, Francisco Dornelles, para derrubar a proposta do self service no país.
Poluição do ar
Durante o lançamento da campanha, o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Leandro Carvalho, fez uma demonstração do monitoramento do ar no posto de combustível. Ele disse que o trabalhador está exposto ao benzeno, ao tolueno e ao xileno, produtos altamente tóxicos para saúde.
Parceiros
A campanha, que é uma iniciativa do Sinpospetro-RJ, conta com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da Fiocruz, Fundacentro, Ordem dos Advogados do Brasil e Instituto Brasileiro de Saúde Ocupacional.
O evento será encerrado na próxima sexta-feira (25), com o Seminário “Campanha Estadual de Segurança e Saúde – Projeto Postos de Combustíveis”, que será realizado no TRT, no Centro do Rio.
Por Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ.
Fotos: Sinpospetro-RJ.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ