Violência sexual contra crianças ganha vídeos educativos em linguagem infantil
27 de outubro de 2015
Um dos maiores problemas no combate da violência sexual contra crianças é a dificuldade que os pais têm para explicar aos filhos sobre esse tipo de perigo, já que eles não sabem o que é sexo. Pensando nisso, a Rede Marista de Solidariedade criou nove vídeos educativos que fazem parte da campanha “Defenda-se”, para ensinar às crianças a diferença entre carinhos saudáveis e abusivos. A informação é da secretária da Mulher da Força RJ, Maria Aparecida Evaristo, que também comemorou o tema da redação do Enem em 2015 – A Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher.
Colorido e com uma linguagem infantil, os vídeos mostram situações de afeto recíproco entre crianças e adultos e os diferencia de abusos. A campanha, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância, contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos.
A personagem da produção audiovisual, Bia, e o “Time da Defesa” também deixam clara a mensagem de sempre contar qualquer situação desse tipo para os pais ou para outra pessoa de confiança. Os vídeos também falam para as crianças sobre o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos.
A produção foi lançada na semana que marca as mobilizações em torno do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, que foi celebrado há cerca de um mês. O material também está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais.
Acesse a coletânea aqui.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Ilustração: Marista Rede de Solidariedade.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ