Metalúrgicos fecham BR 101 em protesto contra demissões em Angra dos Reis

Voltar

3 de dezembro de 2015

Bloqueio 3

O Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, com apoio da Força Sindical RJ e Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, bloqueou de 5h às 10h da manhã de hoje (3) a BR 101, na altura do Centro de Angra e da Av. Raul Pompeia, no bairro Jacuecanga, que dá acesso ao Estaleiro Brasfels. O ato foi um protesto contra 500 demissões ocorridas no maior estaleiro da América Latina na semana passada e outras 1.500 já anunciadas pela empresa até o final de dezembro, caso a Set Brasil não regularize o pagamento dos serviços prestados pelo estaleiro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Manoel Salles, a Set Brasil não repassa verbas ao Brasfels há 14 meses e a dívida já chega a R$ 1 bilhão. Em reunião na noite de quarta-feira (2), no Centro de Estudos Ambientais da cidade (CEA), o sindicalista, ao lado da prefeita Conceição Rabha e de lideranças locais, afirmou que é preciso uma mobilização apartidária, em defesa dos empregos e da economia de Angra dos Reis.

O bloqueio dos acessos ao Brasfels e ao Centro de Angra contou com apoio de centrais sindicais, associações de moradores e entidades estudantis. O vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ, Sérgio Barbosa Claudino e o diretor Jorge de Faria acompanharam toda a movimentação pacífica desde cedo. “É preciso união e mobilização em defesa da indústria naval do nosso estado. O trabalhador não pode pagar a conta de uma crise que não foi ele que fabricou”, afirmou Sérgio Claudino.

 Bloqueio 4

Por Rose Maria,  Assessoria de Imprensa.

Foto: Federação dos Metalúrgicos RJ.

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar