Conselhos de Previdência Social terão primeiro encontro regional em junho
15 de março de 2016
Os Conselhos de Previdência Social (CPSs) do estado tem compromisso marcado para 9 de junho, a partir de 10h. É o 1º Encontro Regional dos Conselhos de Previdência Social, que acontece na Superintendência do INSS, no Centro do Rio (Rua Pedro Lessa, nº 36) e que terá como objetivo uniformizar propostas, compartilhar experiências e fomentar a discussão sobre a Previdência Social. A informação é do secretário de Imprensa e Comunicação da Força Sindical RJ, Marcelo Peres, que representa os trabalhadores no CPS da Gerência Executiva Centro do Rio de Janeiro, que organiza e promove o encontro.
Marcelo Peres assumiu a função de conselheiro titular do CPS Gerência Centro desde novembro do ano passado, para mandato de dois anos, tendo como suplente o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis de Niterói, Alexsandro Silva. O coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados no Rio de Janeiro, Rafael Zibelli Neto, também é conselheiro titular no mesmo Conselho de Previdência Social, representando os aposentados.
Segundo Marcelo Peres, foram convidados a participar do 1º Encontro Regional os Conselhos de Previdência Social de Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Duque de Caxias e Niterói. “O convite será estendido a centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos e representantes da sociedade civil”, completou.
Entre os temas a serem abordados estão cobertura previdenciária; benefícios por incapacidade e reabilitação profissional; política de recursos humanos e a importância da atuação de um Conselho de Previdência Social.
eSocial
Na última quinta-feira (10), o gerente de projeto da Dataprev, Daniel Darlen, visitou a reunião do Conselho de Previdência Social da Gerência Executiva do Centro do Rio de Janeiro para explicar aos conselheiros a simplificação que o eSocial vem trazendo para o empregador.
“Foi muito esclarecedor. O eSocial veio trazer melhoria na qualidade da informação, reunindo dados do FGTS, RAIS, Caged, enfim, as informações sobre o trabalhador”, resumiu Marcelo Peres.
Criado em 2015, o eSocial unifica e facilita o envio de informações e o cumprimento das obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser prestadas pelos empregadores em relação a seus trabalhadores. O projeto eSocial é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria da Receita Federal. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, gerenciando e promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Foto: Divulgação CPS Gerência Centro RJ
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ