Aeroviários fazem paralisação no dia 12 de junho

Voltar

7 de junho de 2014

aeroviarios

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Aéreos do Rio de Janeiro (SIMARJ) promove paralisação por 24 horas a partir de meia noite de 12 de junho. A decisão foi tomada em assembleia dos trabalhadores, na manhã de 6 de junho. O presidente do Sindicato, Rui da Silva Pessoa, disse estar tomando todas as providências, dentro da lei de greve, para que a categoria, responsável pela manutenção de aeronaves, entre outros serviços considerados essenciais, possa reivindicar seus direitos.

“Não queremos prejudicar a Copa, mas precisamos chamar a atenção da população e do governo para o que estamos atravessando”, afirmou Rui Pessoa.

O presidente do Sindicato explicou que até agora não fechou a Convenção Coletiva da categoria com nenhum dos três sindicatos patronais. A data base é 1º de dezembro. “Estamos desde dezembro do ano passado sem reajuste. Os patrões oferecem de 5,58% a 8% e nossa pauta reivindica 12% para toda a categoria. Reuniões são adiadas, adiadas e chegou um ponto que não podemos esperar mais”, argumentou.

Demissões constantes, já que as empresas preferem o desvio de função para pagar menos por cargos melhor remunerados, assédio moral e as terceirizações são outros problemas enfrentados pelos aeroviários, segundo o líder sindical. “As empresas desrespeitam o Decreto Lei Nº 1.232/1962, que regulamenta as funções dos trabalhadores nas pistas de pouso. Elas não pagam hora extra, adicionais de periculosidade ou insalubridade, muito menos respeitam a regulamentação do trabalho aos domingos. Tem muita coisa errada e ninguém quer, sequer, sentar para negociar. Lesam rotineiramente os direitos dos trabalhadores e não podemos mais admitir tanto descaso”, ressaltou Rui Pessoa.

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar