Audiência pública na Alerj discutirá privatização da CEDAE
7 de fevereiro de 2014
O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Paulo Ramos (PSOL), vai convocar audiência pública para discutir a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), inclusive com a presença de seu presidente, Wagner Victer. O anúncio foi feito pelo deputado estadual ao presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá, em reunião na tarde de 6 de fevereiro, na ALERJ. Dal Prá, acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento de Niterói e Região (Stipdaenit), Francisco Carlos Areias Marins, e do secretário de Imprensa e Comunicação da Força RJ, Marcelo Peres, levou ao deputado a preocupação crescente dos trabalhadores quanto ao projeto de privatização da única empresa estatal do estado, que avança a cada dia.
Os três Sindicatos representativos da categoria – Stipdaenit – Niterói, Staecnon-Campos, Sinaerj e Sintsama-RJ – promovem ato conjunto dia 13 de fevereiro, às 18h, em frente à sede da CEDAE, no Centro do Rio, contra o projeto de privatização da empresa. Os Sindicatos dos Trabalhadores denunciam que o governo federal está enviando ao Rio de Janeiro bilhões para universalizar o abastecimento de água e esgoto, mas a CEDAE e o governo estadual continuam a terceirizar setores fundamentais da companhia, repassando áreas geográficas inteiras a empreiteiras e provocando seu sucateamento.
“A questão da CEDAE está abafada, amortizada. Mas, ela não está esquecida no governo do estado. Por isso, temos que ficar vigilantes. Temos que manter um olho aberto e o outro fechado”, salientou o presidente Francisco Marins.
O dirigente sindical ressaltou que a categoria tem que cobrar da CEDAE a realização de concurso público para todos os níveis, de forma a rejuvenescer o quadro de funcionários para a cada dia melhorar a qualidade dos serviços prestados e eliminar as terceirizações. “Estamos juntos, numa luta unificada, pelo PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários), por isonomia, contra as terceirizações, enfim, por uma CEDAE pública, estatal e indivisível, que atenda as reais necessidades da população, respeitando seus trabalhadores e ressalta ainda: A privatização do Metrô, Barcas, Trens, Energia Elétrica, não representou melhoria nos serviços prestados à população, pelo contrário, as tarifas ficaram mais caras e o povo vem sofrendo todo dia com a má prestação dos serviços“, completou Marins.
O Deputado Paulo Ramos foi convidado para participar do ato dia 13/02 na porta da sede da CEDAE.
Fonte: Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ