Audiência pública sobre ferrovia Rio-Vitória recebe contribuições
14 de julho de 2015
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vem realizando audiências públicas para receber contribuições para aprimorar os estudos técnicos voltados para nova concessão ferroviária, que cobrirá o trecho entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo para transporte de carga. A segunda sessão presencial da Audiência Pública nº 005/2015 aconteceu no último dia 10 de julho, no Centro do Rio, e contou com a presença do secretário geral da Força RJ, David de Souza. A terceira sessão presencial será na próxima sexta-feira (17), de 9h às 13h, na Universidade Candido Mendes (Rua Anita Peçanha, nº 100, Parque São Caetano, Campos dos Goytacazes) e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos e Região, João Paulo Cunha, secretário da Força RJ para Região Norte e Noroeste do estado, já confirmou sua participação.
O projeto é integrante da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. Na audiência pública ocorrida no Centro do Rio, no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro, cerca de 250 pessoas participaram do encontro, dentre elas o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos; o diretor Carlos Fernando do Nascimento; os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung; os secretários de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Osório, e do Espírito Santo, Paulo Rui; secretário de obras do Rio de Janeiro, José Iran; presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protasio; prefeitos, parlamentares, representantes sindicais, empresários e mais interessados no projeto da ferrovia Rio-Vitória também marcaram presença. Foram registradas 15 contribuições presenciais e sete escritas.
Durante o evento, o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, destacou que o trecho é fundamental para o desenvolvimento não apenas dos estados envolvidos, mas também do país. “O segmento vai ligar dois dos maiores portos de movimentação de cargas no Brasil”, explicou.
Segundo o secretário geral da Força RJ, David de Souza, até agora o custo estimado do projeto ultrapassa R$ 7 bilhões e o novo trecho ferroviário atenderá, também, ao Porto do Açu, em São João da Barra. Embora exista linha férrea desativada entre as duas capitais, o projeto aproveitará muito pouco dos trilhos já existentes. “Não há previsão para início da obra, muito menos foi definido, ou pelo menos divulgado, o modelo de execução que o governo pretende adotar. Se é PPP (Parceria Público Privada) ou outro modelo. Precisamos saber quantos empregos serão gerados, como esses trabalhadores serão contratados e como fica a representação desses operários, se terão acordo coletivo ou convenção que lhes garanta direitos. Enfim, ainda estamos na fase da coleta de sugestões”, afirmou David de Souza.
A primeira sessão presencial foi em Vitória (ES) e a última será em Brasília (DF), em 28 de julho. Contribuições podem ser encaminhadas por escrito até as 18h do dia 31 de julho, por meio de formulário eletrônico, que está disponível, junto a todas as informações específicas sobre os procedimentos da audiência, no site pilferrovias.antt.gov.br. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail ap005_2015@antt.gov.br.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Com ANTT.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ