Calper é omissa com as “gatas”. Sintraconst-Rio faz protestos nos canteiros da construtora

Voltar

30 de março de 2015

01O Sintraconst-Rio vem fazendo nos últimos dias protestos em frente a diversas obras da Construtora Calper. Isso porque a empresa é conivente com as subempreiteiras, que não respeitam a convenção coletiva de trabalho e nem a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A Calper tem no Rio cerca de dez canteiros de obra. Neles, trabalham mais de 3 mil operários que são desrespeitados pelas “gatas” e pela construtora, que é a responsável nesses canteiros.

Pagamento fora do contracheque, desinteresse pelas normas de segurança, falta de manutenção das proteções coletivas e não pagamento do cartão assiduidade são algumas das irregularidades denunciadas por trabalhadores.

Há cerca de um ano o Sindicato tenta, na base do diálogo, resolver as pendências da construtora. Representantes da Calper já vieram ao Sintraconst-Rio para participar de reuniões. Mas não adianta: a construtora não cumpriu os acordos e segue fazendo vista grossa para a precarização das condições de trabalho das tercerizadas contratadas.

O Sindicato acredita que essa não seja uma postura institucional da Calper, mas sim problemas pontuais em canteiros causados por má gestão.

O Sintraconst-Rio vai seguir as manifestações com carro de som em frente aos canteiros da empresa em todas as regiões da cidade até que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

calper2

As 35 empreiteiras que têm irregularidades em canteiros da Calper:

Acarto Gesso, Affonso F. Filho, Artenve, Base Sioux Formas, BF Empreiteira, Central do Alumínio, Centro Pisos, China Subempreiteira, Concrepiso, Construmundo, Disk Gesso, Dramm Drywall, Equipleve Comércio, Estacas Mapa, Franmac Comércio, Frini, GE, Gesso Felix, Hiper Pedras, HS Construções, ICC, Joan Construções, Lirn Serviços de Reforma, LM Margran, Metral, Paris, Projetec, QDG Revestimentos, R Infra Construções, RA Projetos, RGA Empreiteira, Serralheria Durans, Stell Frami, Triunfo e WFA Subempreiteira.

calper3

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar