Conselho de Previdência do RJ e TCU recomendam abertura de novo concurso para o INSS

Voltar

7 de outubro de 2014

Sem Título-1O Conselho de Previdência da Cidade do Rio de Janeiro, após reunião mensal ocorrida no início de setembro, aprovou uma recomendação ao Conselho Nacional de Previdência Social para realização de concurso público para melhoria do atendimento aos usuários e participantes da Previdência Social.

Após analisar os dados apresentados na reunião mensal do Conselho, Marcelo Peres, diretor da Força Sindical RJ, que faz parte da entidade representando os trabalhadores, fez a recomendação após análise dos dados do atendimento das APS (Agências de Previdência Social). A proposta obteve apoio e foi aprovada por unanimidade.
Na mesma linha de ação, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Planejamento elaborem um plano de reposição dos servidores que estão prestes a se aposentar, isto é, a realização de um novo concurso público para preenchimento das vagas. O Tribunal teme que um quadro insuficiente de servidores e uma política de alocação inadequada possam tornar ineficiente a concessão dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou até mesmo facilitar que pessoas se cadastrem irregularmente para receber benefícios.

O Ministério do Planejamento lembrou que no período de 2003 a 2014 foram autorizadas mais de 22 mil contratações para o INSS, e reforçou que a avaliação de novas seleções é feita à luz do planejamento da força de trabalho.

Como divulgado em agosto, pelo CorreioWeb, o INSS já solicitou abertura de novo concurso ao Planejamento com o intuito de preencher 4.730 vagas. Caso seja autorizada, a seleção vai oferecer oportunidades para técnico do seguro social (2.000), médico perito (1.150) e analista do seguro social (1.580).

Por Rose Maria Fonte: O Imparcial

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar