Demitidos da CET-Rio se reúnem com candidato a vice prefeito na chapa de Crivella
28 de outubro de 2016
Especialista em engenharia de tráfego, Fernando Mac Dowell, candidato a vice-prefeito do Rio de Janeiro ao lado de Marcelo Crivella (PRB), primeiro colocado nas intenções de voto para o segundo turno, de acordo com os principais institutos de pesquisa, reuniu-se na tarde de 28 de outubro com os controladores de trânsito demitidos pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro). Ele garantiu a representantes dos 600 demitidos que, se eleito, vai estudar caso a caso a readmissão dos trabalhadores terceirizados afastados.
“Fiquem tranquilos. Sou do ramo. Vocês são peças fundamentais na engenharia do tráfego, porque cabe a vocês fluir o trânsito. Trabalho nisso há muitos anos. É minha vida. Vou verificar a parte legal do processo, se eleito, e eu mesmo vou conversar com vocês imediatamente. Não adianta pegar outras pessoas e treinar todos outra vez. Pretendemos automatizar muita coisa, mas vocês são peças importantes”, afirmou Mac Dowell.
O encontro aconteceu no auditório da Força RJ, com mediação do vice-presidente Marco Antônio Lagos de Vasconcellos, o Marquinho da Força. A coordenadora do movimento, Marisa Livramento, passou a enumerar os problemas que o setor hoje enfrenta: áreas sem cobertura de controladores de trânsito, como Ipanema, Barra da Tijuca e Campo Grande; redução drástica e sem critério dos quadros, o que sobrecarrega quem continua no trabalho e até a Guarda Municipal, que não dispõe de efetivo suficiente para cuidar do patrimônio público municipal e controlar o tráfego; aumento da sensação de insegurança, sem os “verdinhos” a dar suporte nos bairros; falta de cobertura eficiente para socorro e monitoramento em vias expressas, como a Linha Vermelha, entre outros problemas ocasionados pelas demissões em massa. Marisa Livramento lembrou que eram esperadas mil demissões, mas, com a mobilização dos 600 demitidos, 400 controladores terceirizados continuam prestando serviços à Prefeitura do Rio.
O candidato Fernando Mac Dowell solicitou um relatório detalhado da situação atual do setor operacional da CET-Rio, por bairros e serviços, de forma que possa estudar a questão e rever o que considerar inadequado. “Uma coisa é certa: é preciso capacitar todos antes que voltem a trabalhar. A CET-Rio tem que ser mais transparente e o trabalho de vocês também. Se depender de mim, vou resolver”, garantiu.
Participaram ainda da reunião o assessor de Fernando Mac Dowell, Adalberto Garcia e a advogada Neuza Lamy.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Fotos: Rose Maria
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ