DETRO lança aplicativo para usuário fazer denúncia pelo celular
14 de julho de 2015
A Secretaria de Estado de Transportes, através do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro), lançou este mês um canal de comunicação com os passageiros dos ônibus e vans intermunicipais: o aplicativo Fiscal de Bolso. A nova ferramenta tem como objetivo agilizar o contato entre os usuários do sistema e as equipes de fiscalização. O Fiscal de Bolso permite ao usuário enviar reclamações, sugestões e comentários sobre os ônibus intermunicipais a partir de um telefone celular.
Na tela, o usuário pode informar o número de registro do veículo, tipo de reclamação e fazer comentários. O aplicativo também permite envio de fotos. Esses dados serão integrados imediatamente ao Sistema de Inteligência e Monitoramento (SIM) do Detro e encaminhadas para fiscalização. O app está disponível para sistemas Android, iOS, Windows Phone e pode ser baixado na App Store e na Play Store, digitando Detro-RJ no ícone “busca”.
“A participação do cidadão é fundamental para lutarmos pela qualidade do sistema de transporte público. E o aplicativo do Detro é uma maneira rápida e eficaz de manter a fiscalização sempre em sintonia com as demandas dos usuários”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osório.
Mande sua mensagem
Além do app, os usuários do sistema de transporte intermunicipal já contam, também, com o WhatsApp Fale Detro, para mensagens de texto e multimídia. Para entrar em contato com o Detro pelo WhatsApp, adicione o número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora, para que os dados sejam incluídos no sistema, o que gerará um protocolo de atendimento.
As informações recebidas pelo Fale Detro serão filtradas e encaminhadas à equipe de fiscalização. Caso a irregularidade seja constatada, serão aplicadas as sanções cabíveis e o passageiro será informado.
Além das novas plataformas móveis para atender aos passageiros do transporte intermunicipal, o Detro disponibiliza, também, o canal da Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões via telefone (21-3883-4141), e-mail (ouvidoria@detro.rj.gov.br) e site (www.detro.rj.gov.br).
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Detro. Foto: Divulgação Detro-RJ.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ