Francisco Dal Prá é homenageado na Alerj na semana do Trabalhador
3 de maio de 2016
Em comemoração pelo Dia do Trabalhador, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu sessão solene, na noite de 27 de abril, para entrega da Medalha Tiradentes ao ex-superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Antônio Henrique de Albuquerque Filho. A homenagem, proposta pelos deputados Luiz Martins (PDT), Paulo Ramos (PSol) e Chiquinho da Mangueira (PTN), foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais.
Na ocasião, foram entregues também moções às centrais sindicais, ao Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Rio de Janeiro (Ceterj) e a Francisco Dal Prá, presidente da Força RJ e da Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, falecido em fevereiro. A viúva Maria Cristina Martins Dal Prá recebeu a homenagem das mãos do deputado Paulo Ramos, que presidiu a sessão solene, ao lado do deputado Luiz Martins.
“Além das moções aos representantes das centrais sindicais, queremos homenagear um grande líder sindical, que deixou o nosso convívio e que durante muitos anos, com seu exemplo, formou muitas outras lideranças”, anunciou Paulo Ramos.
Na placa, o reconhecimento de uma vida dedicada à classe trabalhadora: “Ao grande companheiro Francisco Dal Prá, em memória, pela sua grande e intensa luta na defesa dos trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro”.
Emocionada, Cristina Dal Prá agradeceu a homenagem, se dizendo honrada. “Com muito orgulho, estive ao lado de Dal Prá como sua esposa e companheira. Um líder incansável, que muitas vezes abriu mão de sua família e de sua saúde para estar em defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse, da tribuna do plenário da Alerj.
A presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros do Rio de Janeiro (CSB-RJ), Bárbara da Costa, afirmou, na ocasião, que teve a gratidão de conviver com Dal Prá em muitos momentos e reconhecia nele uma pessoa extremamente importante para os trabalhadores do estado do Rio de Janeiro e a nível nacional.
O presidente da Força RJ, Carlos Fidalgo, parabenizou os deputados Paulo Ramos, Luiz Martins e Chiquinho da Mangueira pela iniciativa, de reconhecer a grande liderança sindical que foi Francisco Dal Prá. “Aprendi muito com ele. Metalúrgico como eu, Dal Prá sempre colocou os interesses da classe trabalhadora acima de qualquer coisa e buscava sempre o entendimento, a convergência e a unidade em torno das causas dos trabalhadores. Era um líder conciliador, que fortaleceu a Federação dos Metalúrgicos e a nossa central no estado, além da nossa confederação nacional, onde foi reeleito diretor tesoureiro. Só nos resta continuar seu trabalho e seu legado, mesmo em tempos tão difíceis, que exigem cada vez mais de nós bom senso e unidade”, ressaltou Fidalgo.
Participaram ainda da sessão solene para entrega da Medalha Tiradentes e moções, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Araújo Drummond; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Nolasco; o presidente do Ceterj, Laudelino da Costa Mendes Neto; o ex-secretário estadual de Trabalho e diretor do Programa de Saneamento da Baía de Guanabara, Sérgio Tavares Romay; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Sílvio Campos; o presidente da Federação dos Trabalhadores no Ramo Químico do Rio de Janeiro, Isaac Wallace; o presidente do Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu e Região, Sandoval Marques; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Perfumaria do Município do Rio, Herson Fraga; o secretário de Imprensa e Comunicação da Força RJ, Marcelo Peres; o assessor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio, Joadil Júnior, entre outros.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Foto: Divulgação Força RJ.
Carlos Fidalgo
Presidente
Força Sindical do Estado do RJ