Governo estadual envia a Alerj proposta de reajuste do piso regional

3 de março de 2016

Isaac Wallace na última reunião do Ceterj, que enviou nota de repúdio ao governo do estado pela demora em encaminhamento da mensagem do Piso Regional ao Legislativo

Isaac Wallace na última reunião do Ceterj, que enviou nota de repúdio ao governo do estado pela demora no encaminhamento da mensagem do Piso Regional ao Legislativo

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu no último dia útil de fevereiro a mensagem do governador Luiz Fernando Pezão que propõe o reajuste do piso regional do Rio. A proposta estipula aumento de 10,37% sobre o valor atualmente em vigor. Se aprovada, ela elevará o mínimo, recebido por empregadas domésticas, auxiliares de garçom, cuidadores de idosos, lavadores de carros e outros profissionais, a R$ 1.052,34.

O novo projeto prevê a redução do número de faixas salariais de oito para seis. A segunda, que inclui cozinheiros, esteticistas e pintores, entre outros, pode subir para R$ 1.091.12. A terceira faixa, com auxiliares de enfermagem, pintores, soldadores, operadores de máquinas, eletricistas e outros, pode ir para R$ 1.168,60. Para técnicos em secretariado, bibliotecas e contabilidade, o valor pode subir para R$ 1.415,98. A quinta faixa, para docentes de nível fundamental, com regime de 40 horas, passaria para R$ 1.956,05. Na última faixa — com arquitetos, nutricionistas, sociólogos, fonoaudiólogos, jornalistas e fisioterapeutas, por exemplo — o piso iria para R$ 2.684,99. O texto enviado, entretanto, ainda pode sofrer emendas.

Ceterj cobra ação do governo

Em substituição ao secretário geral da Força RJ, David de Souza, na  reunião ordinária do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceterj) com as bancadas do governo e patronal, no final de fevereiro, o vice-presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro e presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico RJ, Isaac Wallace, foi signatário da nota de repúdio enviada pela bancada dos trabalhadores ao governo do estado pelo “descaso (…) em enviar mensagem do Piso Regional, aprovada no Ceterj, pela primeira vez, em comum acordo com representantes das três bancadas”. “Isso é um absurdo. Não se pode desrespeitar o trabalhador e o trabalho do Ceterj assim”, afirmou Isaac Wallace.

O dirigente sindical também participou, na ocasião, de discussões de projetos e propostas para retomada do crescimento econômico no estado do Rio de Janeiro, ao lado de representantes das demais centrais sindicais. Entre os temas debatidos estavam a formação de comissões para dar celeridade a questões de interesse do mundo do trabalho, a exemplo das comissões do Piso Regional e de Segurança do Trabalho e protagonismo do Ceterj neste momento de crise, com promoção de um grande encontro, reunindo governo, trabalhadores, patronal e população do estado que, juntos, participariam de seminário para discutir  alternativas para superar a crise, entre outros pontos.

Dal Prá lembrado na Alerj

Outro que se manifestou indignado com a demora do governo do estado em enviar a mensagem ao Poder Legislativo foi o presidente da Comissão do Trabalho na Alerj, deputado Paulo Ramos (PSol). Em seu discurso na tribuna do plenário da Casa, em 18 de fevereiro, Paulo Ramos comunicou ao conjunto de parlamentares o falecimento do presidente da Força RJ, Francisco Dal Prá, dizendo que homenageá-lo era “dizer ao governador Pezão que a classe trabalhadora do nosso estado merece respeito”.

“Comunico a esta Casa o falecimento do grande sindicalista, do grande lutador social Francisco Dal Prá, um dos fundadores do PDT. Seu nome consta na Carta de Lisboa, que deu origem ao partido. E é exatamente em homenagem a Dal Prá que venho cobrar do governo o envio a esta Casa da mensagem que cuida do Piso Regional de Salário. Esta mensagem já deveria ter sido enviada ao Legislativo, ainda no exercício de 2015, porque o Piso Regional de Salário tem que vigorar, depois de apreciado pelo Legislativo, a partir de 1º de janeiro. É o que diz a Lei”, finalizou o deputado.

No ano passado, o reajuste foi aprovado em 19 de março, retroativo a 1º de janeiro. Quando aprovado, o projeto deste ano também terá efeito desde o primeiro dia de 2016.

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Foto: Divulgação Ceterj.