Guias de turismo comemoram inserção na Lei do Piso Regional
12 de abril de 2016
O Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur/RJ) acompanhou das galerias da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), no último dia 6 de abril, a votação do Projeto de Lei 1459/2016, que revisa e modifica a atual Lei do Piso Regional. E o Sindicato comemorou a aprovação do piso salarial para os guias de turismo, faltando apenas a sanção do governador em exercício, Francisco Dornelles.
O presidente do Sindegtur/RJ, Marcelo Rezende, acompanhado do diretor Fernando Baptista, explicou que a entidade, em articulação com a Comissão de Turismo da Alerj, conseguiu aprovar a Emenda Modificativa nº 62, que incluiu o Guia de Turismo na Lei Estadual nº 6983, de 31 de março de 2015, que está sendo revisitada pelo PL recentemente aprovado.
Marcelo Rezende contou que, antes da votação, houve um “acordo” feito entre as lideranças da Alerj, que requalificou o piso salarial estadual de autônomos para várias categorias no estado. “Várias emendas (70) passaram. A nossa foi aprovada no pacote, porém com uma alteração. Considerando que a nossa categoria não passou pela Comissão de Trabalho, formada por várias entidades e por parlamentares para estudo e análise prévios, meses antes da votação, e considerando que tínhamos na plenária apenas 13 guias de turismo dos mais de 5 mil credenciados no estado, chego a conclusão que ter a nossa categoria incluída na Lei Estadual de Piso para Autônomos, fato que nunca ocorreu antes, é louvável e temos que comemorar esta conquista”, afirmou Marcelo Rezende. Para o líder sindical, a categoria viveu um dia histórico em 6 de abril último.
Mas o presidente do Sindegtur/RJ reconhece que ainda há muito trabalho pela frente. “Temos dever de casa para fazer e vamos lutar para ser incluídos em um piso maior para a categoria. Mas o fato de estarmos na Lei é extremamente positivo”, completou.
Marcelo Rezende lamentou a retirada de jornalistas e radialistas da Lei, o que, segundo ele, causou grande consternação na plenária, pois as duas categorias constavam no texto original, mas acabaram suprimidas, atendendo interesse das grandes empresas de comunicação do estado.
“Agradeço aos 13 guias de turismo que compareceram a Alerj pela disponibilidade em somar esforços junto ao Sindicato para essa importante conquista, demonstrando espírito de coletividade e valorizando nosso trabalho. A Carlos Antonio Lima Barbosa, Inês Previtera, Marco Bransford, Zizi Reis, Carlota Daxbacher, Kieseveeter Tonifrance da Silva, Raphael Raine, Marcos Antonio Gomes de Oliveira, Abel Nascimento Junior, Cecilia Bulcão, Eliane Marinho, Georgia Bragança e Cristina Rodrigues, nosso muito obrigado”, enfatizou o presidente do Sindegtur/RJ.
Marcelo Rezende reconheceu, também, o esforço do deputado estadual Dr. Sadinoel (PMB), presidente da Comissão de Turismo da Alerj, e de Fabio Costa, assessor da comissão, para inclusão da categoria na Lei.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Foto: Divulgação Sindegtur/RJ.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ