IndustriALL Rio discute estratégias em defesa dos direitos trabalhistas no mundo

Voltar

6 de outubro de 2016

industriall-rio-forca-menor

A Força RJ, através de sua diretoria e Federações e Sindicatos filiados, participa do 2º Congresso da IndustriALL Global Union, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A IndustriALL representa 50 milhões de trabalhadores do setor industrial, como metalúrgico, químico, de minérios, energético, de vestuário e calçados, em 140 países. O Congresso, que elege a nova diretoria da IndustriALL, começou na segunda (3) e termina amanhã (7).

Participam das discussões, além do presidente da Força RJ, Carlos Fidalgo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice presidente da Força Sindical, Miguel Torres, o presidente da Federação dos Metalúrgicos RJ, Sérgio Claudino, o vice-presidente da Força Rio e presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico RJ, Isaac Wallace, e representantes dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Duque de Caxias, Sul Fluminense e Campos, Siderúrgicos, Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu, Perfumaria do Município do Rio, Tintas e Vernizes de São Gonçalo, entre outros.

industriall-rio-quimicos-menor

Reuniões dos Comitês das Mulheres e da América Latina iniciaram o debate no encontro, que foi aberto oficialmente pelo presidente da IndustriAll, Berthold  Huber, na noite de terça-feira (3). O presidente da CNTM, Miguel Torres, discursou na solenidade, seguido por outras lideranças do setor metalúrgico do país e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Se Berthold Huber garantiu que a nova direção da IndustriALL será um Colegiado e uma união de sindicatos, solidária na defesa dos direitos dos trabalhadores no plano internacional, Miguel Torres enfatizou que os trabalhadores brasileiros não aceitarão perder direitos históricos conquistados com muita luta e sacrifício e convidou a todos a darem as mãos, simbolizando com o gesto o propósito de unidade não só das centrais sindicais no Brasil, mas dos sindicalistas de todos os continentes.

miguel-torres-industriall-rio

Os discursos na abertura foram entremeados de apresentações artísticas, como do Afrolata, de grupos de gafieira, lambada, maculelê e axé, manifestações culturais brasileiras que, segundo Huber, simbolizam a linguagem de segmentos dos movimentos sociais.

Os debates vem acontecendo desde quarta-feira (5) e terminam amanhã (7), com o encerramento previsto ainda na parte da manhã, já que à tarde só o novo Comitê Executivo da IndustriALL se reúne para deliberações.

Ontem (5), houve manifesto da juventude sindicalista no evento, reafirmando as diretrizes já apontadas no IndustriALL-Rio da necessidade de maior participação das mulheres e dos jovens nas lideranças sindicais.

O evento tem tradução simultânea em oito idiomas e reúne mais de 1.600 participantes.

Assista ao vídeo da abertura, produzido pela CNTM.

 

 

      Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa 

                                           Fotos: Divulgação Força RJ, Fedmet-RJ e CNTM

 

Marcelo Peres

Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar