Justiça garante direito à FST de disputar eleições no Sintsama
25 de maio de 2015
A Chapa Muda Sintsama, de oposição à atual diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (CEDAE e INEA), conquistou, na Justiça do Trabalho, o direito de disputar as próximas eleições no sindicato. Alegando um problema na documentação de dois dos 128 candidatos da chapa formada pela Frente Sindical Trabalhista (FST), apoiada pela Força RJ, a atual direção do Sindicato tentou impedir a inscrição da Chapa 2 – Muda Sintsama, rejeitando a inscrição da chapa em sua totalidade e não respeitando prazos para regularização das pendências.
Em sua sentença, a juíza da Vara do TRT-RJ justifica sua decisão, afirmando que “não foi dada oportunidade de defesa aos requerentes” e que, com a liminar, “preserva-se um estado de direito”.
Segundo o candidato à presidência, Marcelo Peres, foi solicitada à Comissão Eleitoral que as fichas dos candidatos da situação fossem apresentadas, para esclarecer dúvidas de que as “irregularidades” supostamente encontradas entre os membros da FST também não se repetiam entre os componentes da Chapa 1, mas o pedido foi negado, sem justificativa.
Entre as propostas da Chapa 2 estão manter a luta contra a privatização da CEDAE, isonomia salarial, concurso público, um Plano de Cargos e Salários que saia do papel e atenda à categoria, Participação nos Resultados, melhoria do programa da Saúde e Segurança do Trabalhador, comprovante eletrônico e fortalecimento da CAC (Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE) e PRECE (Previdência Complementar).
“Nós queremos profundas mudanças no Sindicato. Queremos uma entidade independente, que represente realmente os trabalhadores, brigando por concurso público, pela CEDAE pública e de qualidade, por melhores condições de trabalho no INEA e pelo direito da população de ter acesso a água, ao tratamento de esgoto, porque se a CEDAE funciona como deve ser, toda a população fluminense ganha saúde e bem estar”, afirmou Marcelo Peres.
A eleição para nova diretoria do Sintsama acontece de 27 a 29 de maio.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação FST.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ