Metalúrgicos de Campos participam da 7ª Conferência Municipal de Saúde

Voltar

14 de julho de 2015

Conferência Saúde Campos 1

 

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campos e Região, João Paulo da Costa Cunha, secretário da Força RJ para a Região Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, participou nesta terça-feira (14) da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, que ocupou o anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) durante todo o dia. Com o objetivo de avaliar a situação da saúde, de acordo com os princípios e as diretrizes do SUS previstos na Constituição Federal, garantindo, assim, o acolhimento e a qualidade da atenção integral, a 7ª Conferência Municipal de Saúde foi aberta pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, que é também o presidente do Conselho Municipal de Saúde, parceiro do evento. As propostas e moções apresentadas seguirão para a etapa estadual (Conferência Estadual de Saúde), que se realizará no Maracanãzinho, na capital do estado, de 1º a 4 de outubro de 2015.

A etapa nacional (15ª Conferência Nacional de Saúde) está prevista para os dias 1º a 4 de dezembro, em Brasília. “O que muda a história da saúde é uma boa Atenção Básica, e nós estamos trabalhando muito para fortalecer nossa rede básica de saúde. Já implantamos 26 novas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), funcionando com Estratégia Saúde da Família (ESF). O governo federal oferece pouco suporte para quem está na ponta, os municípios. Garantir a qualidade do atendimento sem financiamento do SUS não é possível. E, há mais de 15 anos, o governo federal não reajusta a tabela SUS”, disse Doutor Chicão.

Para João Paulo Cunha, é importante que a representação dos trabalhadores, que são os Sindicatos, participem das Conferências Municipais, Estaduais e Nacional, seja na temática saúde ou qualquer outra área. “Trata-se de um momento de debate sobre o destino do Sistema Único de Saúde (SUS). Conferência Saúde Campos 2É nesse espaço que construímos propostas para promoção e efetivação de políticas públicas que vão ao encontro das necessidades da sociedade. Somos legitimados como controle social. A Constituição de 1988 consagrou um contexto favorável à participação dos cidadãos nos processos de tomada das decisões políticas essenciais ao bem-estar da população. Essa participação se consolida no controle social”, afirmou João Cunha.

O professor da FMC e médico mastologista, Jair Araújo, ministrou palestra sobre o tema da 7ª Conferência de Saúde do município, “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Assim como o tema, os eixos temáticos seguiram os prepostos para a 15ª Conferência Nacional de Saúde: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

Com Sindicato dos Metalúrgicos de Campos.

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar