Metalúrgicos de Campos protestam contra demissões em massa

Voltar

9 de fevereiro de 2015

portodoacuO Sindicato dos Metalúrgicos de Campos e Região promove amanhã (10) passeata na Rodovia BR 101, em Campos, em protesto contra 400 demissões já anunciadas para este mês pelo Consórcio Integra, que presta serviços ao Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra. A Integra Offshore é composta pela antiga OSX e a Mendes Júnior. Se a empresa fundada por Eike Batista está em recuperação judicial e tem uma dívida bilionária, a Mendes Junior foi citada na Operação Lava Jato e bloqueada para prestação de serviços à Petrobras.

O presidente do Sindicato e secretário da Força RJ para Região Norte e Noroeste, João Cunha, explicou que a manifestação tem como objetivo chamar a atenção da população e do governo para a grave crise que, mais uma vez, atinge a indústria brasileira, principalmente a indústria naval. “Conclamamos todas as categorias a se juntarem a nós nessa caminhada em defesa do emprego, dos direitos dos trabalhadores e em repúdio às Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem direitos adquiridos da classe trabalhadora”, afirmou João Cunha.

A passeata sairá às 8h da Igreja do Sacro, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina, e seguirá a BR 101 até o Trevo do Índio, na entrada da cidade. “Vamos, também, entrar com um dissídio coletivo de natureza jurídica em favor dos trabalhadores [demitidos]”, anunciou Cunha.

Segundo o presidente dos Metalúrgicos de Campos, a Petrobras, em virtude do escândalo da Operação Lava Jato, vem buscando empresas estrangeiras para realização de obras e, com isso, a indústria nacional está quebrando. “As dispensas não ocorrem só no Açu, mas também na Refinaria de Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e em todas as demais empresas que prestam serviço para a Petrobras, direta ou indiretamente”, resumiu João Cunha.

Na manhã de 28 de janeiro, Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores, profissionais ligados à Regional Norte e Noroeste da Força Sindical RJ, e também à Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro, realizaram manifestação e bloquearam todos os acessos ao Superporto do Açu.

Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar