Metalúrgicos do RJ debaterão Programa de Proteção ao Emprego
14 de julho de 2015
Com a presença do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, presidida por Francisco Dal Prá, também presidente da Força RJ, realizará nesta quarta (15), às 10 horas, no auditório da entidade, em Niterói, um amplo debate com dirigentes dos sindicatos filiados sobre a MP 680, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Segundo Sérgio Barbosa Claudino, vice-presidente da Federação, devem participar do encontro cerca de 70 dirigentes metalúrgicos.
A MP 680 foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de julho. Tem como objetivo estimular a permanência dos trabalhadores em empresas que se encontram em dificuldades financeiras temporárias por um ano. A adesão ao PPE só pode acontecer até 31 de dezembro deste ano. O programa reduz a jornada de trabalho em até 30%, com uma complementação de 50% da perda salarial pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), limitada a 65% do maior benefício do seguro-desemprego.
As empresas mantêm os trabalhadores qualificados e reduzem custos com demissão, contratação e treinamento. Há, também, redução dos gastos com salários em 30% e o governo federal mantém parte da arrecadação com as contribuições sociais incidentes sobre os salários.
“Como há muitas dúvidas e opiniões divergentes, com a ajuda do Dieese vamos procurar esclarecer os dirigentes sindicais metalúrgicos sobre aspectos do programa”, arrematou Sérgio Claudino.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ