Ministro do Turismo passa por sabatina no Conselho Estadual de Turismo do Rio
23 de setembro de 2014
O ministro do Turismo, Vinícius Lages, participou de reunião do Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (CET RJ), dia 18 de setembro último, na sede da Fecomércio. Antes de coletiva à imprensa sobre ações voltadas para as Olimpíadas 2016, Vinícius
Lages passou por verdadeira sabatina dos conselheiros do CET- RJ. Para o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (SINDEGTUR/RJ), Marcelo Rezende, o ministro respondeu de forma muito lúcida todos os pontos levantados pelos conselheiros.
“Perguntei a ele quando será posta em prática a operação de fiscalização com base na Portaria Ministerial Nº 311 de dezembro de 2013, que institui a forma e os procedimentos de fiscalização dos prestadores de serviços turísticos pelo Ministério do Turismo e seus órgãos delegados”, disse Marcelo Rezende. Para o dirigente sindical a questão é importante, porque essa fiscalização vai cobrar instrumentalização das Secretarias Estaduais de Turismo que, na verdade, não possuem recursos humanos suficientes para estruturar as equipes de fiscalização. Segundo o texto da Portaria, os fiscais devem ser funcionários públicos estaduais.
O ministro Vinícius Lages informou que tem discutido o assunto de forma sistemática com sua equipe, pois se trata de uma demanda antiga dos guias de turismo do Brasil, (com grande participação da FENAGTUR – Federação Nacional dos Guias de Turismo – junto ao Ministério). Mas, especificamente, tem debatido o tema com o governo do estado do Rio de Janeiro, uma vez que 80% das excursões rodoviárias nacionais chegam ao estado do Rio sem um guia para acompanhá-la. Quando em visita a pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, 85% das excursões não contratam guias de turismo regionais para atender os grupos, em visível descumprimento à Lei Federal 8.623, de janeiro de 1993.
“O ministro disse que tomará medidas para que a Portaria 311 saia do papel, mas admitiu que não será tarefa fácil. Ele garantiu que se empenhará ao máximo até o final de sua gestão para deixar algum plano ou ação que possibilite as ações de fiscalização do exercício ilegal da profissão de guia de turismo em todo o país. Então, vamos esperar e cobrar”, ressaltou Marcelo Rezende.
A 52ª reunião ordinária do CET-RJ teve ainda a apresentação do Lidera Rio Turismo, programa fruto de parceria entre o Sebrae RJ, Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo, e apresentação do documento referencial 2015/2018, elaborado pelo Comitê Gestor do Conselho Nacional de Turismo.
O programa Lidera Rio Turismo tem como objetivo fomentar o turismo no estado, estimulando o desenvolvimento de ações locais, que fortaleçam o desenvolvimento econômico e as empresas fluminenses. Já quanto aos planos para o futuro, o ministro assinalou que o governo quer alavancar o turismo internacional em 2016 com os Jogos do Rio de Janeiro e trabalha com a possibilidade de trazer ao país no ano olímpico 1 milhão de turistas estrangeiros. Segundo o ministro Vinícius Lages, somente no período de disputa da Olimpíada, a previsão é que o fluxo de turistas varie de 300 mil a 500 mil pessoas.
“Não quero pensar só o período da Olimpíada e o Rio de Janeiro. Estamos pensando em Brasil. É uma outra grande oportunidade que o Brasil tem e podemos ir para mais 1 milhão de turistas”, completou Lages. Na Copa do Mundo 2014, vieram ao país 1 milhão e cinquenta mil turistas estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo. Agora, o ministério quer usar os jogos de 2016 para fomentar o turismo no Brasil, que há alguns anos está parado na casa de 6 milhões de turistas ao ano.
Vinícius Lages anunciou que a campanha internacional da Embratur sobre os Jogos de 2016 começa no fim deste ano e ao longo de 2015 haverá participação em eventos, feiras e mídia internacional para “chamar” os turistas para os Jogos Olímpicos.
Fonte: Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ