Mulheres negras marcham em Copacabana pelo fim do preconceito racial
28 de julho de 2015
Dezenas de mulheres participaram no domingo (26) da Pré-Marcha das Mulheres Negras 2015, na Avenida Atlântica, em Copacabana. A mobilização, feita em função do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e do Dia da Mulher Negra (instituído pela Lei Estadual 5.071/2007 no Rio de Janeiro em 25 de julho), pediu o fim de episódios racistas no país.
A caminhada começou ao fim da manhã no Posto 1, no Leme, e seguiu em direção a Copacabana, com as participantes empunhando faixas e cartazes contra a discriminação.
“Exigimos medidas concretas para garantir melhorias sustentáveis e promover nossa qualidade de vida. Essas mudanças são fundamentais para o futuro das mulheres negras e toda a sociedade brasileira”, disse a coordenadora do evento, Clátia Vieira.
A caminhada deste domingo serviu como uma espécie de prévia para a Marcha de Mulheres Negras 2015 Contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, uma mobilização nacional que vai acontecer no dia 18 de novembro, em Brasília. Desde julho do ano passado, mulheres negras vêm organizando encontros em diversos municípios do estado do Rio, já articulando as lideranças para participação na edição nacional.
“Além do racismo e da violência, essas mobilizações pedem, também, o fim dos critérios e práticas racistas e sexistas no ambiente de trabalho”, afirmou Maria Aparecida Evaristo, secretária da Mulher da Força RJ.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa. Com O Globo.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ