Negociação salarial dos frentistas do RJ avança e nova rodada é marcada para a próxima semana
9 de junho de 2016
A primeira rodada de negociação dos 10 mil trabalhadores dos postos de combustíveis e lojas de conveniência do estado do Rio, representados pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ), começou com o pé direito. No encontro desta semana, patrões e empregados chegaram a um consenso sobre a necessidade de avançar nas propostas das cláusulas econômicas.
Na próxima segunda-feira (13), às 15h, representantes do Sinpospetro-RJ e do Sindicato patronal (Sindestado) voltam a se reunir para debater o aumento da categoria.
O presidente do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto, disse que o avanço na negociação é fruto do trabalho realizado pelo Sindicato junto aos trabalhadores, que participaram da assembleia na subsede de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e votaram por melhorias salariais. Ele espera concretizar a negociação ainda este mês. “Os boletins econômicos mostram que a venda de combustíveis em todo o país continua em alta, apesar da crise”, lembrou Eusébio Neto, também presidente em exercício da Força RJ.
De acordo com dados divulgados no último dia 7 de junho pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o setor de revenda de combustíveis apresentou alta de 0,6% em maio, enquanto todos os demais setores varejistas experimentaram queda. No acumulado dos primeiros cinco meses de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes registrou alta nas vendas de 4,5%, crescimento positivo em relação ao mesmo período de 2015.
A categoria, com data-base em 1º de junho, reivindica aumento real nos salários, tíquete refeição, um piso salarial de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), implantação da função caixa e o pagamento da cesta alimentação através de crédito em cartão eletrônico.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, com Assessoria de Imprensa Sinpospetro-RJ
Foto: Arquivo Força RJ
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ