Nota de falecimento

Voltar

2 de junho de 2015

Valéria Braga

É com profundo pesar que a Força Sindical RJ comunica o falecimento da presidente do Sindicato dos Motoristas, Ajudantes, Empregados e Autônomos de Carga da Região dos Lagos (Sindlagos), Valéria Miranda Braga. A dirigente sindical faleceu no último domingo (31) e o sepultamento ocorreu na manhã do dia 1º de junho, no Cemitério Santa Izabel, em Cabo Frio.

A bandeira da Força Sindical estava sobre a urna durante todo o velório e foi substituída , na hora do sepultamento, pela camisa da Central, que Valéria sempre usava. Com atuação marcante no movimento sindical, após sua experiência como coordenadora da Região dos Lagos no Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Niterói, entre maio de 1992 e abril de 1994, ajudou a fundar o Sindlagos, em agosto de 1994. Atualmente, além de presidente do Sindicato, era Secretária adjunta da Mulher da Força Sindical RJ, Diretora Executiva da Força Sindical Nacional e Diretora da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Terrestres. Também participava das lutas em prol dos trabalhadores como Coordenadora da Região dos Lagos do Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) e Agente da ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre).

O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Hotéis e Similares de Rio das Ostras e secretário regional da Força Sindical RJ na Região dos Lagos, Virgílio Lagrimante, representou o presidente da Força Rio, Francisco Dal Prá, na última despedida a Valéria Braga. “Era uma guerreira. É um momento de muita tristeza a perda de uma grande liderança. Nosso Sindicato em Rio das Ostras decretou luto por três dias em sua homenagem”, afirmou Virgílio.

A sede e subsedes do Sinlagos em Cabo Frio, Rio das Ostras e Araruama suspenderam as atividades por uma semana, em sinal de luto.

A secretária da Mulher da Força RJ, Maria Aparecida Evaristo da Silva, disse que é muito difícil explicar o que sente com a morte de sua companheira de lutas. “Falei com ela dia 30. Ela estava confiante de que ia vencer a doença e continuar à frente das ações em defesa dos trabalhadores e das mulheres. Nós também acreditávamos que ela ia vencer o câncer. Mas Deus não quis. É uma perda enorme. Não tenho palavras para descrever o que sinto. Só sei que prefiro lembrar dela sempre ativa, como no encontro das Mulheres da Força ano passado, em São Paulo, onde representou a Força RJ”, desabafou Cida, do Sinpospetro-RJ (frentistas), muito abalada com o ocorrido.

Valéria Braga deixa dois filhos.

 

Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.

 

Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar