Nota de falecimento
12 de junho de 2015
É com profunda consternação que a Força Sindical do Rio de Janeiro comunica o falecimento do presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios do Rio de Janeiro (SEEMRJ), José Leodegário da Cruz Filho, nesta madrugada (12 de junho). A sede do Sindicato em Copacabana, zona sul do Rio, fechou nesta sexta-feira em sinal de luto e a sede campestre, na Praia de Mauá, em Magé, não funcionará neste fim de semana.
O velório está previsto para ocupar a Capela 1 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio, a partir de 10h30 deste sábado (13), com sepultamento agendado para 13h.
José Leodegário nasceu na Paraíba, em março de 1946 e veio para o Rio de Janeiro em 1967, em plena ditadura militar, aos 21 anos. Foi porteiro por aproximadamente 47 anos. Tornou-se sócio do Sindicato em 1971 e no final dos anos 80 assumiria cargo de dirigente sindical, firmando-se como liderança de sua categoria.
Com o falecimento do então presidente do SEEMRJ, José Correia Pires, em 1994, assumiu interinamente a presidência por três anos. Desde então, foi seguidamente reeleito, graças aos inúmeros benefícios implantados em prol dos porteiros e demais empregados em edifícios, como a unidade móvel para resgate de associados em caso de emergências em saúde, que fica baseada na sede campestre e o ambulatório em Copacabana, com atendimento em várias especialidades médicas, como ginecologia, cardiologia, pediatria, urologia, entre outras, além de serviços de ultrassonografia, tanto para sócios como para dependentes.
Atualmente fazia parte, também, da Direção Executiva da Força Sindical Nacional, como 2º secretário de Relações Institucionais.
José Leodegário deixa esposa e dois filhos.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ