Piso regional do Rio será discutido na Alerj na terça-feira
6 de janeiro de 2014
Na próxima terça-feira, representantes dos trabalhadores irão à Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) discutir o piso regional. Segundo Marco Antonio Lagos, presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceterj), eles serão recebidos, às 15h30m, pelo líder do governo na Casa, o deputado estadual André Corrêa (PSD). A bancada dos trabalhadores propõe 15,78% de correção, o que levaria o piso das domésticas a R$ 929,17.
A proposta dos trabalhadores prevê ainda que o Poder Executivo encaminhe à Alerj, até 31 de dezembro de 2015, “um projeto de lei dispondo sobre a política de valorização do piso salarial para o período compreendido entre 2016 e 2019, inclusive’’.
Na última reunião do ano passado, em 12 de dezembro, patrões e trabalhadores não chegaram a um acordo. As entidades patronais querem 6,62% de aumento. E, além disso, desistiram de aglutinar as faixas salariais — hoje, são nove faixas, e os trabalhadores queriam reduzir para cinco.
Em 2013, o novo piso só foi definido em março, sendo retroativo a 1º de janeiro. O reajuste foi de 10% e beneficiou cerca de 2 milhões de trabalhadores.
Fonte: Extra/Globo
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ