Plano Safra da Agricultura Familiar será lançado no Rio de Janeiro em agosto
10 de agosto de 2017
O Sindicato dos Produtores Rurais de Duque de Caxias, atendendo convite da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), participa, em 23 de agosto, da cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 e entrega do Selo SIPAF nº 2000 no Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia acontece a partir de 9h30, no Auditório Hilton Salles da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Seropédica, 2º andar – Pavilhão Central (P1), Seropédica, RJ.
Os agricultores familiares, em sua maioria, conseguem sua renda exclusivamente a partir da comercialização dos cultivos que produzem. Assim, garantir que o sustento dessas famílias continue existindo mesmo em tempos em que não há colheita ou que aparecem outras dificuldades, é uma das missões da Sead. O novo Plano Safra, a ser lançado no Rio de Janeiro em breve, com metas e ações projetadas para o período de 2017 a 2020, fomenta essas políticas a produtores rurais que por ventura necessitem delas.
Uma das novidades que serão divulgadas na ocasião é o apoio à agricultura urbana e periurbana. O planejamento da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário direcionou uma frente de atuação para estimular essa atividade produtiva nas cidades. A produção de alimentos utilizando, por exemplo, os quintais de casa em centros urbanos já é realidade e deve se fortalecer a partir de novas ações.
O coordenador de diversificação Econômica, Apoio a Agroindústria e a Comercialização da Sead, Rodrigo Venturin, explica que a agricultura urbana é mais uma fonte da produção de alimentos saudáveis que contribui com a segurança nutricional e, por isso, merece estímulo. “Pretendemos incentivar os agricultores familiares utilizando políticas públicas que fomentam a estruturação da cadeia produtiva nas cidades, trabalhando a comercialização e consumo. Vamos realizar um seminário para discutir as diretrizes junto da sociedade civil e também vamos elaborar uma chamada pública que inclua o eixo de agricultura urbana e periurbana, sendo possível a aquisição de sementes e insumos para a adubação de solos”, adiantou ele.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Fonte: Sead
Foto: Ascom Sead
- Alexsandro Diniz
- Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ
- (21) 9 7188-8140