Químicos de São Gonçalo reintegram trabalhador demitido após voltar de acidente de trabalho
26 de maio de 2015
O Sindicato dos Químicos de São Gonçalo garantiu a reintegração de Tiago Carvalho ao seu antigo posto na Ingredion Brasil, em Alcântara. Tiago ficou afastado por 30 dias, após sofrer acidente de trabalho e teve seu benefício assegurado pelo INSS. Mas, ao voltar ao seu setor para retomar as atividades de operador de processos químicos, foi demitido.
Tiago ficou dois meses sem receber salários, mas foi reintegrado à empresa após decisão da Justiça do Trabalho. “O juiz determinou o pagamento dos meses atrasados e a volta do Tiago ao mesmo setor, à mesma máquina, enfim, tudo igual”, afirmou Isaac Wallace, presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Rio de Janeiro.
Para Wallace, vice-presidente da Força RJ, numa época em que direitos adquiridos estão sendo retirados do trabalhador em nome do ajuste fiscal e da superação da crise econômica, os sindicatos precisam estar ainda mais vigilantes. “É preciso garantir direitos inerentes ao trabalhador. A estabilidade provisória por no mínimo 12 meses ao segurado após acidente de trabalho é garantida no Artigo 118 da Lei 8213/91 e há vasta jurisprudência”, arrematou o dirigente sindical.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ