Sindicalistas chineses visitam a Força RJ
8 de julho de 2016
Sindicalistas de diversas categorias reuniram-se na tarde desta quinta-feira (7 de julho), na sede da Força Sindical do Rio de Janeiro, com sindicalistas chineses em visita ao Brasil. Em pauta, o intercâmbio sindical bilateral entre a Força Sindical RJ, a União Sindical de Jiangsu e Sindicatos e Federações Municipais de Wuxi, Zhenjiang, e Nantong para o fortalecimento sindical e trabalho decente.
A delegação chinesa, formada pela presidente da JFTU (União Sindical de Jiangsu, instituição estadual do 2º pólo industrial da China), Xing Chunning; Chen Derong, membro da Comissão Permanente do Comitê do Partido Municipal de Wuxi e presidente da Federação Municipal dos Sindicatos de Wuxi; WaryRongzheng, vice-presidente da Confederação Consultiva Política Municipal de Zhenjiang e Presidente da Federação Municipal dos Sindicatos de Zhenjiang; Ge Yuqin, presidente da Federação Municipal dos Sindicatos de Nantong e MiaoJianhua, chefe do Departamento de Relações Internacionais da JFTU, foram recebidos pelo presidente interino da Força RJ, Eusébio Pinto Neto, o secretário geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna e o secretário geral da Força RJ, David de Souza, além do assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical, Ortelio Palacio Cuesta.
O presidente em exercício da Força RJ, Eusébio Pinto Neto, ressaltou que os sindicalistas fluminenses, assim como o Cristo Redentor, recebiam os visitantes de braços abertos. “Neste momento, onde a capital do Rio recebe um dos eventos mais importantes do planeta, os Jogos Olímpicos, gostaria de registrar a importância da integração sindical no mundo do trabalho. É cada vez maior a globalização nos setores da economia e é fundamental a integração com países co-irmãos”, afirmou Eusébio, cumprimentando a todos, em nome do presidente Carlos Fidalgo.
A presidente da União Sindical de Jiangsu, Xing Chunning, agradeceu a receptividade respeitosa de todos os membros da central sindical e sindicatos. “Agradeço terem deixado seu trabalho à frente de seus sindicatos para estarem aqui. Desde ontem (6), quando fomos recebidos por integrantes da Força Sindical, estamos nos sentindo em casa. Graças a essa comunicação bilateral, outros amigos já estiveram visitando vocês ano passado e agora vocês têm oportunidade de fazer novos amigos”, respondeu Xing Chunning.
A líder sindical chinesa disse que Brasil e China são dois países em desenvolvimento muito parecidos. Representantes sindicais dos dois países têm mantido contato permanente e estão aprofundando essas relações intersindicais. “Jiantsu é uma província bastante desenvolvida, que mantém relações comerciais com mais de 100 países. Mais de 40 empresas estão investindo no Brasil atualmente. Nossos sindicatos são bem fortes na China. Reunimos 2.200 membros e nossas relações de trabalho e serviços são bem avançados. Através dessa comunicação sindical, acredito que podemos melhorar bastante as condições de trabalho e os pisos salariais”, completou Xing Chunning, para depois convidar a todos para visitar a União Sindical de Jiantsu (JFTU) em seu país.
Na plenária, estavam reunidos dirigentes sindicais dos técnicos de Saúde e Segurança do Trabalho do Rio de Janeiro, auxiliares de Administração Escolar, siderúrgicos, metalúrgicos de Volta Redonda, Aposentados, Propagandistas de Macaé, frentistas do Rio de Janeiro, empregados em entidades culturais do município do Rio, empregados em concessionárias de veículos, marceneiros, frentistas de Niterói, trabalhadores na Construção Civil do município do Rio, trabalhadores em Saneamento do RJ, empregados em lojas lotéricas, frentistas de Campos, trabalhadores em perfumarias, entre outros.
O secretário geral da Força Sindical explicou que a integração com os chineses vem de longa data. “Eles estavam pleiteando a participação de sua entidade representativa na OIT, mas europeus e americanos diziam não. A Força Sindical desde lá entendia que não cabia a nós julgar o que acontece na China e sim franquear a eles o direito de representar milhões de trabalhadores chineses na Organização Internacional do Trabalho, discutindo com representantes dos demais países sua visão e desafios no mundo do trabalho. Então, a Força Sindical votou pela entrada dos chineses na OIT e trabalhamos pela integração do movimento sindical de países em desenvolvimento, como os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”, contou Juruna.
O secretário geral da Força RJ, David de Souza, lembrou que China e Brasil são países com dimensões continentais e é fundamental que as relações sindicais entre os dois países se estreitem cada vez mais.
Como símbolo da amizade crescente entre representantes sindicais dos dois países, cada membro da delegação chinesa ganhou uma mochila com o Cristo Redentor, que continha camiseta e boné oficiais das Olimpíadas, camiseta e boné da Força Sindical, caneca térmica do Brasil, chaveiro da Força Sindical e lembrança do Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Ao mesmo tempo, todos os sindicalistas presentes ganharam lenços de seda fabricados em Jiangsu.
A delegação de sindicalistas chineses viaja hoje (8) para Belo Horizonte (MG) e depois para o México. O próximo encontro entre os dirigentes sindicais do Brasil e China provavelmente será em outubro, na Índia, quando acontece a reunião de cúpula dos BRICS.
Com a saída dos chineses para outros compromissos, Juruna aproveitou a oportunidade para debater com os dirigentes sindicais presentes temas como custeio sindical, negociado sobre legislado, terceirização, reforma da Previdência e reforma trabalhista. “Teremos a contribuição assistencial e o custeio sindical regulamentados, mas nossa responsabilidade vai aumentar. Os Sindicatos terão que estar mais próximos dos trabalhadores que representam e dinamizar sua comunicação com as categorias”, alertou Juruna, referindo-se à aprovação, no dia anterior (6), na Câmara Federal, do relatório da Comissão Especial que prepara projeto de lei de consenso que regulamenta o custeio sindical.
Veja mais fotos aqui.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Fotos: Newton Bastos – Força RJ
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ