Sindicato conquista 10% de reajuste para trabalhadores da construção civil
10 de junho de 2016
Os trabalhadores da construção civil enfrentaram neste ano a negociação salarial mais difícil de todos os tempos e, mesmo com a crise política, econômica e social, a campanha salarial do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio) garantiu aumento nos salários e manutenção dos benefícios. O reajuste nos pisos é de 10%.
A manutenção dos benefícios foi garantida em um momento em que os empresários tentam tirar conquistas dos trabalhadores. O cartão assiduidade, por exemplo, foi um dos benefícios que tentaram derrubar. Mas o prêmio permanece e também teve aumento: vai para R$ 240, a partir do mês de referência junho.
“Novamente, o Sindicato mostrou a enorme força da categoria nas negociações com os patrões. É a união e participação dos trabalhadores que faz o Sindicato forte. Esse aumento de 10% já começa a ser pago em julho, tendo como mês de referência junho. E a diferença salarial da data-base (1º de março) será paga no máximo em cinco parcelas, a partir do pagamento do mês de referência junho”, explicou o presidente Carlos Antonio de Souza.
Confira as conquistas:
– R$ 240,00 é o valor do cartão assiduidade (cartão alimentação) pago a partir do mês de referência de junho.
– 25 reais é o valor mínimo do vale-refeição por dia. O desconto no contracheque não pode passar de 1%.
– 1% é o desconto máximo do vale-transporte no contracheque. O Sindicato conseguiu manter esse benefício.
– A convenção coletiva passa a valer desde a data de sua assinatura entre o Sintraconst-Rio e o Sinduscon. A vigência da convenção não precisa aguardar a sua homologação.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa, com Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio
Foto: Divulgação Sintraconst-Rio
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ