Sindicato leva construtora a corrigir irregularidades na obra do AquaRio
9 de setembro de 2015
A obra do maior aquário marinho da América do Sul passou a respeitar as leis trabalhistas e a integridade de seus 250 empregados. Depois da intervenção do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil do Município do Rio (Sintraconst-Rio) e até de embargos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as irregularidades em relação à segurança dos operários do AquaRio, na zona portuária da cidade, enfim foram corrigidas.
Na última segunda-feira de agosto (31), o Sintraconst-Rio retornou ao canteiro para nova fiscalização. A empresa responsável pela obra, a Kreimer Engenharia, regularizou os pontos relacionados à NR 18, como as periferias sem proteção. Além disso, a área de vivência, que estava sem qualquer manutenção, passou por reforma para atender o efetivo.
“Agora a obra está de acordo com as normas. Inclusive foi instalado armário duplo para os trabalhadores”, conta o responsável pela equipe 2 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sindicato, Bruno Borges.
A obra já havia sido embargada pelo MTE em função dos riscos à segurança dos operários. O Sintraconst-Rio também havia recebido denúncias de trabalhadores e já tinha alertado a empresa. “Foi necessária muita pressão para que finalmente a construtora resolvesse os problemas”, completou Borges.
O AquaRio faz parte do projeto Porto Maravilha, que está revitalizando a zona portuária da capital carioca. Quando finalizado, o aquário marinho vai contar com 8 mil animais de 350 espécies, como tubarões e raias.
O Sintraconst-Rio vai seguir acompanhando a obra.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa.
Fonte e Foto: Sintraconst-Rio.
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ