Sindicatos e entidades participam de atos de protesto na Alerj e Copacabana contra a privatização da Cedae
19 de janeiro de 2017
Em reunião ontem (18) na sede da Associação dos Empregados de Nível Universitário da CEDAE (Aseac), no Centro do Rio, sindicatos e entidades que representam os trabalhadores da Companhia Estadual de Águas e Esgotos definiram estratégias conjuntas de luta contra a privatização da estatal. Participaram do encontro o Sindicato de Saneamento de Niterói (Stipdaenit) e a Frente Sindical Trabalhista (FST), entre outros.
A reunião aprovou a participação em atos de protesto em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), dia 2 de fevereiro, com concentração a partir de 12h, e na manifestação na Praia de Copacabana no domingo (5), na altura do Posto 5, com concentração a partir de 10h. O ato em frente à Alerj será em parceria com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe).
Segundo Marcelo Peres, coordenador da FST e secretário de Imprensa e Comunicação da Força RJ, os dirigentes sindicais não vão esperar até a realização das manifestações para pressionar parlamentares a votar contra a federalização da Cedae e, consequentemente, sua concessão à iniciativa privada. “Deliberamos comissões para estarem diariamente na Alerj, desde já, compostas por representantes de diferentes sindicatos e associações, para falar com os deputados sobre essa questão. E cada base vai procurar o deputado de sua área de influência para convencê-lo a votar contra a privatização”, informou Marcelo Peres.
Uma outra reunião aconteceu na sede do Stipdaenit (foto), em Niterói, apenas com representantes da FST, do Sindicato e Força RJ, para definir ações dessas entidades na mobilização conjunta que se inicia pelo voto “Não” dos deputados estaduais ao projeto que em breve será encaminhando pelo Poder Executivo à Alerj, pedindo autorização para a concessão da Cedae ao governo federal, que pretende privatizar a empresa.
“A participação da categoria nas ruas será fundamental. Por isso, os sindicatos convocam todos os trabalhadores para participarem dos atos do dia 2, em frente à Alerj, e no dia 5, no “Fora Temer”, em Copacabana. O ato na Alerj ocorre no mesmo dia da eleição para presidente da Casa e terá a participação de todas as categorias de servidores públicos. Precisamos garantir votos na Alerj, pois as medidas acordadas entre os governos estadual e federal terão que ser votadas na Casa. E vamos atuar também juridicamente para barrar a entrega da Cedae para o governo federal”, afirmou o presidente do Stipdaenit, Sérgio Araújo.
O sindicalista disse ainda que informações vindas do Palácio Guanabara apontam que o governo federal abre mão de outras contrapartidas para tirar o governo estadual do Rio de Janeiro do atoleiro, exceto a Cedae. “Essa obsessão pela empresa evidência a gravidade da situação. Só a participação do trabalhador poderá derrubar o plano de privatização. É hora de arregaçarmos as mangas e lutarmos!”, completou Sérgio Araújo.
Por Rose Maria, Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação Força RJ
Marcelo Peres
Secretário de Imprensa e Comunicação Força RJ