Trabalhadores cruzam os braços por salários e benefícios em obra residencial na Penha
30 de junho de 2014
Junto ao Sintraconst-Rio (Sindicato da Construção Civil do RJ), cerca de 40 operários da Global Gessos fizeram uma paralisação de advertência na última sexta-feira (27 de junho), no empreendimento residencial SPE Reserva 1, da construtora Calçada.
O protesto exigiu o pagamento dos salários de maio, do tíquete-assiduidade (fome zero, de 180 reais por mês), fornecimento de contracheque e regularização do ASO (atestado de saúde ocupacional) e do pagamento do vale-transporte.
Além disso, o Sindicato reivindicou com os trabalhadores melhorias no alojamento.
“Chegamos a dormir em colchonetes colocados diretamente no chão, sem cama”, conta um dos operários.
“Constatamos que o alojamento está fora das normas. Paralisamos a obra para que as empreiteiras e a empresa principal regularizem a situação”, destaca Ricardo Nogueira, líder da equipe 4 do Departamento de Segurança do Trabalho do Sindicato.
A construtora Calçada garantiu que, se até o fim desta sexta-feira a Global Gessos não quitar o salário de seus empregados, ela vai assumir a responsabilidade pelos vencimentos.
A Global Gessos alegou que não recebeu parte do pagamento do serviço no empreendimento SPE Reserva 1. A construtora Calçada, por sua vez, diz que algumas faturas não foram quitadas pois a empreiteira não faz o depósito do FGTS de seus funcionários.
Outra irregularidade encontrada pelo Sindicato no canteiro foi o desconto indevido do café da manhã e do almoço de funcionários terceirizados. A convenção coletiva define que o café deve ser gratuito, e o almoço só pode ser descontado em até 1%.
Sobre isso, a Calçada disse que vai fornecer as refeições aos trabalhadores da Global Gessos e descontar os custos no pagamento dos serviços.
Além da equipe 4 do Departamento de Segurança do Trabalho, a fiscalização do Sintraconst-Rio contou com o apoio das equipes 5, 7 e 10. O supervisor do departamento, José Almeida, também acompanhou a visita ao canteiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sintraconst-Rio
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ